Hugo Mestre faz ‘a festa’ no encerramento dos Legends

NACIONAL EDITOR

Filipe Matias e Hugo Mestre foram os vencedores das duas derradeiras corridas da época do Campeonato Legends de Velocidade, disputadas no passado fim de semana no âmbito da 10ª edição do Estoril Racing Festival. Uma ronda marcada pela chuva incessante que se fez sentir no traçado dos arredores de Lisboa. Manuel Fernandes detinha a ‘pole-position’ para o primeiro dos dois confrontos, marcado por alguns despistes e a intervenção do ‘safety-car’. E embora o piloto de Vila Real se colocasse na liderança após a partida, já que depois começou a sentir dificuldades e não resistiria ao forte andamento de Filipe Matias, que ao volante do Volvo 850T sei veio a impor, ainda mediante uma reação do piloto do BMW 320d.

Manuel Fernandes manteve-se no comando até à entrada em pista do ‘safety.-car’ – devido ao despiste de Gustavo Moura Jr e aos problemas no Toyota Starlet de Jorge Marques – e depois de um recomeço onde o piloto transmontano manteve a primeira posição, Filipe Matias acabaria por levar a melhor na derradeira volta. O piloto do BMW 320d teve de contentar-se com o segundo posto, à frente de Nuno Figueiredo, que na Volvo 850 T5 Estate se aproveitou de um erro de António Barros, que no BMW M3 seguiu na terceira posição durante grande parte da corrida. Antes do percalço que o fez descer para quinto, atrás do Renault Spider de João Luís. Barros venceria ainda assim os L99, enquanto Matias ganhou a Livre, Luís a Especial, José Almeida (Honda Integra) os L99 2000), Hugo Branquinho (Honda Civic) os L90 2000, Paulo Mendes (Toyota Starlet 1.3) os L85 1300, João Sousa o FEUP 2 e Gustavo Moura o FEUP3.

Para a segunda corrida estava reservada uma soberba exibição de Hugo Mestre, que sem problemas no BMW 320d levou a melhor, ainda que começasse com algumas cautelas, atrás de Miguel Monteiro, no Volvo 850T5. No final da primeira volta Mestre já liderava. Já João Luís soube tirar bom partido das dificuldades de Monteiro numa fase posterior da prova para levar o exótico Renault Spyder à segunda posição, na frente de um muito consistente Nuno Figueiredo. Isto porque Miguel Monteiro teve muitas dificuldades para levar o seu Volvo até final. Destaque para a excelente recuperação de Joaquim Soares (BMW M3). Saindo do final da grelha de partida, recuperou várias posições até ver a bandeira de xadrez no sétimo lugar. A oposição dos Honda de Tiago Ribeiro e Hugo Branquinho não permitiu ao piloto do BMW M3 ir mais além.

O lote dos dez primeiros foi completado por Sergio Monteiro (Fiat Tipo 16V), Sérgio Pinto (Honda Civic) e Jorge Marques (Toyota Starlet 1300). O piloto do Toyota Starlet 1.3 esteve em excelente plano, liderou os L1300 e junto com Diogo Barros, em carro idêntico, e Nelson Silva (Peugeot 205 Rallye) ofereceram um vislumbre daquilo que podem ser as corridas com estes modelos de baixa cilindrada. É verdade que Paulo Mendes conheceu problemas e teve de passar pelas boxes, abandonando a luta pela vitória na classe e que Nelson Silva foi forçado ao abandono, mas as lutas em pista deixaram uma bela imagem sobre o potencial desta categoria. Igualmente espetacular foi a corrida da categoria FEUP2. Os irrequietos Fiat Punto 85 ofereceram um espetáculo à parte, particularmente João Sousa e Rui Silva. Os dois pilotos trocaram de posição dezenas de vezes, numa luta leal e muito interessante, sob o olhar atento de Tiago Lindo e Manuel Araújo. Terminaram no terceiro e quarto lugar da categoria, respetivamente, pois os dois da frente destacaram-se apesar da luta intensa que protagonizaram.

Numa corrida que conheceu cinco abandonos – um deles o de António Barros (BMW M3) – referência para a resiliência de Paulo Ferraz (Renault Clio 16V) e Horst Baptista (Renault 5 GT Turbo). Contas feitas às diversas categorias, Hugo Mestre (BMW 320d), ganhou na Livre e João Luís (Renault Spyder) na Especial. Nos L99 ganhou Nuno Figueiredo (Volvo 850 T5 Estate) e nos L99-2000 a vitória ficou nas mãos de Tiago Ribeiro (Honda Integra Type R). Hugo Branquinho (Honda Civic) venceu os L90-2000, Jorge Marques (Toyota Starlet 1.3) ganhou no L85-1300, enquanto que João Sousa (Fiat Punto) e Gustavo Moura Jr. (Alfa Romeo 156) conquistaram a vitória, respetivamente, no FEUP2 e FEUP3.

Share this Post