Lobato e Bastos os grandes vencedores do Kia Cup

NACIONAL EDITOR

Rafael Lobato, no Cee’d GT, e José Maria Bastos, no Picanto GT, foram os grandes vencedores do Kia GT Cup, que encerrou no 10º Estoril Racing Festival. Uma jornada ‘temperada’ pela chuva que se fez sentir no circuito do concelho de Cascais, onde Pedro Alves se despediu do ano com uma nova vitória na categoria Club, enquanto João Aguiar-Branco levou a melhor sobre Luís Maria Lisboa nos Juniores. Para Lobato o fim de semana foi mesmo em cheio, já que o piloto de Vila Real fez o pleno na estreia da categoria Pro e no Cee’d desenvolvido pela Kia Portugal e pela CRM Motorsport.

Apesar da vantagem pontual obtida com o triunfo nas três primeiras corridas do fim-de-semana, Rafael Lobato sabia que não podia ‘desarmar’ perante o vertiginoso crescimento em pista do colega de equipa, Alex Areia, e a experiência de Manuel Gião e Francisco Carvalho. O primeiro já havia roçado o triunfo no sábado e voltou a fazê-lo este domingo. Mas o piloto do carro #4 acabaria sempre por encontrar uma forma de manter atrás de si o até aqui vigente campeão da categoria Júnior (Areia), bem como os restantes adversários, no final de cada corrida.

Contas feitas, o balanço desta 10ª edição do Estoril Racing Festival não podia ser mais positivo: 6 pole-positions, 6 triunfos e três voltas mais rápidas. No seu encalce, Alex Areia — 2º classificado em todas as corridas de domingo, com Gião a suplantar Francisco Carvalho nas restantes subidas ao pódio. Apesar da desilusão de não terem conseguido os seus objetivos, houve desportivismo da parte destas duas referências da Velocidade Nacional (Gião e Carvalho), com os dois pilotos a felicitarem o novo campeão da categoria Pro e o trabalho efetuado na afinação do Kia Ceed GT para o piso molhado. Na categoria Club, Pedro Alves despediu-se de 2020 com mais um triunfo para a conta pessoal, novamente à frente de Francisco Coutinho. Ambos foram acompanhados no pódio por Tiago Madeira, que assim garantiu o 3º lugar da categoria Club. O vice-campeão foi Gonçalo Inácio, ausente da última prova da temporada.

Depois de ter garantido o título na categoria Júnior com três triunfos no sábado, restava a José Maria Bastos o objetivo de sair do Estoril com um pleno em triunfos. Embora se tenha queixado de uma alteração no set-up do seu carro que deixou a traseira do irreverente Picanto GT ‘descompensada’, o piloto de Cascais conseguiu cumprir na íntegra os seus intentos, apesar da pressão sufocante de Luís Maria Lisboa e João Aguiar-Branco, e dos jovens Pedro Pinto e Manuel Alves, novamente muito rápidos.

Foi nesse contexto que se deu um toque entre Lisboa e Pinto, situação que acabaria por forçar a desistência do piloto do Team Nuorte (Lisboa) quando se encontrava decorrido sensivelmente metade do tempo regulamentar de corrida. Este episódio abriu espaço para que João Aguiar-Branco fechasse o ano com uma subida ao segundo lugar do pódio — resultado que lhe permitiu, assim, festejar também o vice-campeonato, dando corpo a um volte-face absolutamente notável e materializando uma segunda parte da época de sonho para o piloto portuense.

Na Picanto Cup, a competição que decorreu nas corridas cinco e seis reservadas aos pilotos do Ceed GT, Francisco Coutinho venceu a primeira contenda, na dianteira de Luís Maria Lisboa e José Bastos, que superou na última volta David Matos Chaves. Mas o triunfo do piloto da BCM Sports (Bastos) na 6ª e derradeira corrida do fim-de-semana, em conjunto com os pontos da pole-position e volta mais rápida, permitiu ao novo campeão da categoria Júnior do Kia Picanto GT somar a ambicionada ‘dobradinha’, juntando ao palmarés esta taça particular. Destaque ainda para a estreia de Gustavo Junio Moura aos comandos do Kia Picanto, com o jovem piloto a provar que tem a velocidade e apetência do pai Gustavo Moura pelo automobilismo.

Já Samuel Teixeira aproveitou as últimas corridas do fim-de-semana para acumular quilómetros na sua introdução ao desporto e ao carro. Apesar de não ter participado na Picanto Cup, Paulo Gonçalves Duarte terminou o ano em crescendo, cumprindo uma positiva primeira temporada no Troféu Kia Picanto GT. O mesmo sucedeu com as duplas Luís Lourenço/Miguel Lourenço e Vítor Fernandes/Paulo Gaspar, sempre muito divertidas e próximas entre si. Embora tenha perdido o 3º lugar da categoria Club, Pompeu Simões admitia que o fim-de-semana tinha sido excelente para quem nunca tinha conduzido no Circuito do Estoril, mostrando-se muito satisfeito com as emoções vividas a bordo do Kia Picanto GT ao longo de 2020.

Share this Post