Vitória de Vergne e pódio para Félix da Costa

FORMULAS ❯ FE EDITOR EXECUTIVO

Jean-Eric Vergne conseguiu resistir aos ataques de Nick Cassidy para vencer o Hyderabad e-Prix, a primeira prova de sempre disputada na Índia. Uma prova de boa memória para António Félix da Costa, que ao subir ao último lugar do pódio ‘vingou’ o azar do seu companheiro de equipa, Pascal Wehrlein, que foi parar ao hospital na sequência de um acidente nos treinos, mas que voltaria ao circuito para encetar uma recuperação que o levaria ao quarto lugar final. Mas o centro das atenções foi mesmo Vergne e a luta emocionante pela vitória com Cassidy, já que nas últimas das 33 voltas que compunham a prova o francês começou a ficar sem energia no seu DS Penske e viu Cassidy aproximar-se rapidamente e exercer uma pressão enorme, negando ao neozelandês da Enevision aquela que poderia ser a sua segunda na disciplina de monolugares elétricos.

A ‘receita’ para JEV ser o primeiro vencedor de sempre da Fórmula E na Índia foi mesmo a forma como conseguiu ‘cobrir’ a trajetória interior do gancho – a terceira curva do traçado de Hyderabad –, ficando ao abrigo de um derradeiro ‘golpe’ de Cassidy. O gaulês viu-se nesta situação na sequência de uma situação de ‘safety car’ tardia, despoletada pelo McLaren Jake Hughes, e também pelo facto de Vergne ficar apenas com 2% de energia no derradeiro recomeço da corrida. Mas conseguiu aguentar a pressão do ‘kiwi’ da Enevision a impor-se apenas por quatro milésimas. Mais atrás Félix da Costa ascenderia à terceira posição depois de Sebastian Buemi sofrer uma penalização de ‘drive through’ por exceder o uso máximo de energia permitido pelo regulamento. Um cenário bem diferente do começo da corrida, quando o ‘pole-position’ Mitch Evans assumiu o comando, conseguindo manter atrás de si Jean-Eric Vergne, com Buemi a subir a terceiro. Só que Evans acionou o seu ‘attack mode’ logo na 7ª volta, o que o fez descer para terceiro, atrás do suíço da Enevision.

Mais atrás o dia começava a correr mal à Jaguar, que via Sam Bird sair de cena ao bater contra o muro depois de abalroar o monolugar de Evans, o seu companheiro de equipa. Bird tentava passar Sacha Fenestraz e ganhar o quarto lugar ao francês da Nissan no gancho mas tudo acabou por correr pelo pior e os dois carros da marca do gato de Conventry acabariam a sua prova por ali, pois os danos no monolugar do neozelandês acabaram por ser terminais. Tanto Fenestraz como Max Gunther ficaram sem um ‘buraco’ para passar e foram ambos apanhados no incidente, apesar de poderem continuar em prova. E vários pilotos beneficiaram deste acidente, entre eles Cassidy, que se viu de repente atrás de Buemi e de Vergne. O gaulês da DS Penske perdeu pouco tempo a passar o suíço da Enevision no gancho. Buemi reagiu acionando o seu ‘attac mode’, o que promveu o seu companheiro de equipa ao segundo posto. O que propulsionou Cassidy à luta pela vitória, logo após o ‘safety car’ ser chamado para que fosse retirado o monolugar McLaren destruído por Jake Hughes.

No recomeço René Rast embateu com o seu monolugar na traseira do de Jack Dennis, e rapidamente se ‘afundou’ na classificação com danos no monolugar da McLaren. O britânico da Avalanche Andretti também sofreu um furo com o incidente e foi obrigado a um ‘pit-stop’ de recurso, o que acabou com as suas aspirações a um resultado razoável no traçado indiano, depois de uma recuperação do 11º lugar em que partiu. Isso acabou por favorecer Wehrlein, que assim foi quarto e reteve o comando do campeonato, atrás de Felix da Costa, após ter arrancado apenas de 15º na grelha de partida. Sérgio Sette Câmara fez também uma boa prova, dando à NIO 333 um positivo quinto lugar, equanto Oliver Rowland foi sexto e o melhor representante da Mahindra, que ‘jogava em casa’ mas que não conseguiu ter esse fator a seu favor. Isto apesar do britânico ter chegado a tentar passar Buemi numa fase avançada da corrida. O lote dos dez primeiros completou-se com Norman Nato, no segundo Nissan eDams, Stoffel Vandoorne, no segundo DS Penske e Edoardo Mortara, no melhor dos Maserati MSG.

Share this Post