Regresso vitorioso de Mikel Azcona no TCR Europa

VELOCIDADE ❯ TURISMO EDITOR EXECUTIVO

Mikael Azcona protagonizou, este sábado, um regresso vitorioso ao TCR Europe, triunfando na primeira corrida da quarta jornada da competição, no circuito belga de Spa-Francorchamps. Ausente na jornada anterior, em Zandvoort (Holanda), para competir em Vallelunga (Itália), na prova do novo campeonato PURE ETCR, o piloto espanhol perdia, então, a liderança da série europeia TCR, mas… por pouco tempo, já que o triunfo de hoje permitiu-lhe recuperar essa posição. Vencedor das mesmas duas corridas de Spa no ano passado, Azcona era apontado como favorito na jornada que assinala a metade da época, na qual já ganhara uma das seis corridas anteriores, precisamente a primeira na “ronda” da Eslováquia. Aliás, até à chegada a Spa o TCR Europe 2021 registava 6 vencedores diferentes e Mikael Azcona foi, agora, o primeiro a alcançar o “bis”.

Discreto na qualificação, face à supremacia dos carros do construtor sul-coreano, partiu da quarta posição da grelha, ao lado de Homola (Hyundai i30) e atrás de Bennani (Hyundai Elantra N), de Jelmini (Hyundai Elantra N) e ainda de Taoufik (Hyundai Elantra N). O local Baert era o melhor dos Audi RS 3 LMS, na frente de Girolami, o primeiro dos Honda Civic Type R FK7, e de Teddy Clairet (Peugeot 308), com Callejas (Honda Civic Type R FK7) e Gavrilov (Audi RS 3 LMS) a fecharem o top dez. E foi pouco depois da partida que Azcona, com a lição muito bem estudada, superou os pilotos da Hyundai, Bennani e Jelmini, para depois conservá-la até ao final. Nessa primeira volta, um acidente envolvendo quatro carros – Pussier (CUPRA), Ryba (Honda) e Galas (Hyundai) – levou à entrada do safety-car em pista, situação que durou mais voltas. Entretanto, Homola (Hyundai) era penalizado com um ‘drive trough’, por ter acedido à grelha de partida através do pit lane.

O recomeço da corrida não trouxe alterações nos primeiros lugares, com os Hyundai de Bennani, Jelmini e Taoufik a secundarem o piloto espanhol da Volcano Motorsport, situação que se manteve até ao baixar da bandeira xadrez. O argentino Girolami ainda passou por alguns momentos de apuro na última volta, quando o seu Honda Civic começou a dar sinais de problemas, mas ainda lhe permitiu garantir o quinto lugar “in estremis”. É que Nicolas Baert, depois de ter ganho uma posição a Teddy Clairet (Peugeot), ambicionava chegar um pouco mais longe e esteve perto de o conseguir. Destaque, também, para o bom desempenho de Niels Langeveld (Hyundai), que de 12º na primeira voolta foi recuperando até onde lhe foi possível.

Classificação

1º Mikael Azcona (CUPRA Leon Competición TCR) 10 voltas

2º Mehdi Bennani (Hyundai Elantra N TCR) + 2.605

3º Felice Gelmini (Hyundai Elantra N TCR, + 4.977

4º Sami Taoufi (Hyundai Elantra N TCR) + 5.918

5º Franco Girolami (Honda Civic Type R FK7 TCR) + 14.243

6º Nicolas Baert (Audi RS 3 LMS) + 14.480

7º Teddy Clairet (Peugeot 308 TCR) 15.747

8º Niels Langeveld (Hyundai Elantra N TCR) + 15.792

9º Isidro Callejas (Honda Civid Type R FK7 TCR) + 19.963

10º Tom Coronel (Audi RS 3 LMS, + 20.618

Share this Post