Depois de duas edições-piloto o Rally de Lisboa ganhou estatuto, depois de passar de prova candidata ao Campeonato Start de Ralis em 2021, e a integrar o mesmo no ano transato, bem como o Troféu Reginal Sul de Ralis, será em 2023 a Taça de Portugal de Ralis e candidata ao Campeonato de Portugal de Ralis de 2024. A rápida evolução e o sucesso alcançados pelo evento do Clube de Promoção de Karting e Automobilismo (CPKA), fez com que a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting tivesse reconhecido o valor e a mais-valia do Rally de Lisboa para o desporto automóvel e para os ralis em particular, nomeando este evento para em 2023 ser a grande festa da modalidade.
O CPKA, ao conseguir fazer regressar o automobilismo à capital de Portugal com elevado sucesso desportivo, social e mediático, superou todas as expectativas ao nível de público a acompanhar o rali na estrada, bem como na televisão e na internet, que a nível nacional só foi ultrapassado pelos lendários Ralis de Portugal, Vinho Madeira e Açores, ficando bem à frente das restantes provas do Campeonato de Ralis em Portugal. A prova conseguiu ainda alcançar um fantástico retorno mediático no valor 2.423.861 €. Em 2023, o Rally de Lisboa, será realizado nos dias 23, 24 e 25 de junho, em Lisboa, nos concelhos de Loures, Vila Franca de Xira, Sobral de Monte Agraço, Arruda dos Vinhos, Alenquer e Cadaval, municípios estes todos a norte de Lisboa, numa vasta área entre a A8 e a A1, em estradas com paisagens deslumbrantes, onde as fantásticas imagens sénicas das vinhas dos Vinhos de Lisboa e da região Oeste Portugal, dão uma cor especial a grande parte do traçado da prova. Destaca-se a inclusão de duas novas classificativas nos Concelhos de Vila Franca de Xira e Loures, bem como uma remodelação da Super Especial em Lisboa.
As Provas Especiais de Classificação, de Loures e Vila Franca de Xira serão assim uma autêntica novidade, o que é sempre muito positivo para a modalidade. Em termos técnicos, estas alternam entre zonas sinuosas e rápidas seguidas de ganchos, com enorme variedade de ritmos, em que os pisos, vão desde o asfalto abrasivo ao mais escorregadio e que certamente vão tornar este rali num grande desafio e surpresa para todos os pilotos devido à enorme diversidade e características das classificativas. A estrutura da prova na estrada será dividida em 11 Provas Especiais de Classificação em asfalto, durante os dias 24 e 25, onde se destaca uma Super Especial em Lisboa, na Alta de Lisboa e a famosa classificativa de Montejunto, que é sem qualquer dúvida, uma das mais carismáticas e emblemáticas de Portugal. Já o Centro Operacional e o Parque de Assistência, ficarão instalados junto ao rio Tejo, em áreas maiores das que foram utilizadas no Parque das Nações e com melhores condições de logística e exposição.
Share this Post