O Rali Terras D’Aboboreira (28/29 abril), terceira prova do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) e segunda do calendário do FIA-ERT (European Rally Trophy), apresenta diversas novidades nesta sua edição 2023, nomeadamente a inclusão de um troço cronometrado que nunca foi utilizado no CPR e ainda receber os dois principais troféus ibéricos monomarca da atualidade que promovem o lançamento de jovens pilotos: Peugeot Rally Cup Ibérica e na Toyota Gazoo Racing Iberian Cup.
Com uma estrutura desenhada nos concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, a prova do Clube Automóvel de Amarante terá início na tarde de sexta-feira (28 abril) em Marco de Canaveses, mas antes, de manhã, tanto o Free Practice (Treinos Livres) como o Qualifying (Qualificação), e depois o Shakedown, decorrem num troço cronometrado, Marco Rios de Emoção (3,56 km), com passagem nas freguesias de Paredes de Viadores e Manhuncelos, Sande e São Lourenço do Douro, em Marco de Canaveses. O troço Baião Vida Natural (7,78 km), que será percorrido por duas vezes na tarde do primeiro dia de prova, é novo e nunca antes integrou o CPR. Com uma parte inicial bastante rápida, termina depois numa zona entre muros, mais técnica, com saltos e… ressaltos. A Super-especial Baião Destino Sustentável (1,52 km), no centro de Baião, é igual à versão de 2019.
Já no sábado, o troço de Aboboreira (16,65 km) é praticamente idêntico ao de 2022, já que os primeiros 14.31 km são iguais, com o final na povoação de Charrasqueira, junto à EN 321. A especial do Marão (7,44 km) é uma versão mais curta que a do ano passado e tal deve-se aos efeitos dos incêndios que então deflagraram, deixando a céu aberto zonas completamente desprotegidas. Foram aproveitados apenas os primeiros quilómetros e acaba no Alto dos Padrões, junto na EN 101, que liga Amarante a Mesão Frio. Por último, o troço de Amarante Natureza Encantada (16,96 km), o mais extenso do rali, corresponde à parte final da classificativa (de 37,24 km) com o mesmo nome utilizada em 2022 no Rali de Portugal. Este ano, os primeiros 13,20 km são iguais à versão utilizada em 2021.
Share this Post