Porsche Challenge Ibérica na hora das decisões

ENDURANCE E GT EDITOR

Com a penúltima jornada da época este próximo fim de semana (23 e 24 setembro), na pista de Jerez de La Frontera, a Porsche Sprint Challenge Ibérica (PSCI) entra na fase das grandes decisões e com diversas batalhas ainda para esgrimir, confirmando o elevado nível desportivo da competição organizada e promovida pela P21 Motorsport e que já passou até agora pelos circuitos de Portimão, Motorland, Navarra e Estoril.

Cumpridas as quatro primeiras jornadas duplas, Ricardo Costa (AM 991.2), Frank Barrett (GD 991.2), Francisco Mora (Pro-Am 991.2), Tiago Gonçalves (AM 991.1), Rui Miritta (GD 991.1) e BigGeorge (GD 991.1), estes dois últimos até agora únicos concorrentes das respetivas categorias, são os líderes antes da chegada da PSCI à Andaluzia, embora nem todos se encontrem nas mesmas circunstâncias ao nível da sua situação pontual. Os focos de maior incerteza centram-se, entre os pilotos dos Porsche 991.2, nas categorias GD e Pro-Am, já que nas restantes começa a esboçar-se superioridade de alguns protagonistas, como são os casos de Ricardo Costa e de Tiago Gonçalves.

Na AM 991.2, Ricardo Costa soma uma confortável vantagem de 34 pontos para o britânico Ian Barrett, mas este tem o jovem José Barros a apenas dois (pontos) de diferença, pelo que ainda há muito a discutir no que respeita ao segundo lugar. E com quatro corridas ainda no horizonte, o piloto mais novo da PSCI, que nem sempre teve oportunidade de expressar em resultados o seu andamento, devido a alguns contratempos, vai fazer tudo para acabar a época em plano de destaque. O espanhol Jorge Ramirez, quarto classificado, não está longe do duo que o precede, pelo que tudo pode acontecer.

O já referido Tiago Gonçalves, na AM 991.1, conseguiu até agora nada menos que uma confortável vantagem de 50 pontos em relação a Nuno Inocêncio, enquanto Jorge Brioso soma mais 28 que aquele último e a jovem ex-kartista Francisca Queiroz (ausente em Portimão e em Navarra) prepara-se para cumprir mais uma etapa de evolução nesta sua primeira época nos automóveis. Frank Barrett é o atual primeiro classificado na GD 991.2, mas soma apenas mais dez pontos que Aloísio Monteiro e com apenas mais dois (pontos), no terceiro lugar, está outro britânico, Chris Hillaby. Há, portanto, muita emoção em perspetiva para as próximas quatro corridas – duas agora, em Jerez, e outras tantas em Valência, no fecho da época – e embora acumulem 36 pontos de atraso, Miguel Caetano e João Posser, que estiveram ausentes em Motorland e em Navarra, ainda têm, também, uma palavra a dizer na discussão dos primeiros lugares.

Entre os Pro-Am 991.2, Francisco Mora soma o maior número de vitórias (5) e lidera, com o seu jovem “ex-aluno” Manuel Alves, sem dúvida a grande revelação de 2023 na Porsche Sprint Challenge Ibérica, a 16 pontos, e já distante do consagrado Pedro Salvador (menos 54 pontos), que tem sido outro dos protagonistas da luta pelas vitórias, mas a quem a jornada do Estoril não correu bem, deixando-o fora da discussão do título. Vasco Barros não se ‘encaixou’ bem, em termos de afinações e de condução, no 991.2, o que explica, a par de alguns contratempos, a sua diferença pontual para o trio da dianteira. Agora, a questão do primeiro lugar final dirá unicamente respeito a Mora e a Alves, com o favoritismo a recair no primeiro, atendendo à sua maior experiência

HORÀRIO

SÁBADO (23 setembro)
10h30/11h10 – Treino Livre 1
12h45/13h25 – Treino Livre 2
15h00/15h20 – Qualificação 1
17h40/18h15 – Corrida 1 (28’ + 1 volta)
DOMINGO (24 setembro)
10h30/10h50 – Qualificação 2
13h50/14h25 – Corrida 2 (28’ + 1 volta)

Share this Post