Pilotos do WRC pedem melhorias futuras

WRC EDITOR

Os pilotos do Campeonato do Mundo de Ralis tiveram, via internet, um encontro para discutir futuras melhorias na disciplina. Um repto “construtivo”, em que participaram pilotos e representantes das equipas. O WRC convocou este fórum na sequência de comentários feitos por Thierry Neuville durante o Rali de Portugal, em que lançou o repto para mudanças para que o espetáculo possa melhorar. Um apelo que também visou os construtores envolvidos na disciplina.

A discussão do tema com o promotor surgiu na sequência de uma reunião com os pilotos realizada em que participou o Campeão do Mundo de Ralis e o vice-presidente da Comissão de pilotos do WRC, Petter Solverg durante o Rali da Sardenha. Após a qual o WRC emitiu um breve comunicado, dizendo tratar-se de “uma reunião construtiva, mas os detalhes da mesma vão manter-se confidenciais”. Jari-Matti Latvala, diretor da equipa Toyota, também descreveu o encontro como “construtivo” no que diz respeio a discutir ideias para melhorar o campeonato no futuro. “Os ralis sempre foram e vão continuar a ser um desporto espantoso, e o WRC teve uma história incróvel desde que começu há 50 anos”, disse o finlandês.
Latvaa referiu também que “também importante que pensemos sobre o futuro, e que talvez tenhamos de fazer as coisas diferentes para fazer melhor. Tivemos uma reunião construtiva na quarta-feira entre os diferentes acionistas, onde vários tópicos foram discutidos, com algumas ideiais agradáveis para apimentar as coisas para o futuro. É bom ver esta colaboração positiva, e esperemos que seja benéfico para a modalidade e para torná-la mais forte”.

Neuville não foi o único piloto ou representante das equipas a suscitar preocupações quanto ao futuro do ‘Mundial’ de Ralis. No passado fim de semana Kalle Rovanpera pediu para que as equipas recebessem pneus novos para as Power Sage, de modo a poder-se poupar pneus no domingo, o que significa menos espetáculo para os fãs, enquanto Cyril Abiteboul, o chefe da Hyundai reiterou a necessidade de rever todo o formato dos atuais eventos do WRC. Os responsáveis pelo campeonato e a Federação Internaciional do Automóvel anunciaram que consideram introduzir um limite orçamental de modo a aumentar o retorno dos construtores e incentivar novas marcas na competição. Falando durante o Rali da Sardenha, Richard Millener, o líder da M-Sport, tinha-se mostrado esperançado que a reunião que agora teve tenha um impacto positivo no campeonato, pois são pontos essenciais para uma melhoria futura da disciplina.

Share this Post