Mora e Abreu ganham no arranque da temporada

NACIONAL EDITOR

Francisco Mora, na primeira corrida, e Francisco Abreu, na segunda, foram os vencedores da primeira ronda do novo Campeonato de Porrugal de Velocidade by Sport TV, realizada este fim de semana no Autódromo Internacional do Algarve, como prova de suporte do Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1. No arranque para o primeiro confronto Mora largou da ‘pole-position’ comn o seu Porsche 997 GT3 Cup e assumiu desde logo a liderança afastando-se rapidamente da concorrência, sendo que veio a impor-se com grande autoridade, sendo que o interesse residiu na luta pelas posições secundárias. Com Thomas Biagi a colocar-se no segundo posto, aos comandos do impressionante Ferrari 458 Challenge, e Mariano Pires a ser terceiro no Porsche 991 GT3 Cup,

Mais atrás houve algumas confusões, como um desentendimento entre Manuel Castro e Rafael Lobato, que levou a um pião do primeiro, acabando por recolher às boxes com um problema no eixo traseiro do Porsche 997 GT3 Cup. Já o CupraTCR de Lobato prosseguiu sem problemas. Outro momento foi quando Jean-Roch Piat fez um pião e ficou parado no corretor de saída de uma curva. A entrada em pista do Safety Car foi inevitável. No remotar da prova Mora conseguiu fugir a Biaggi, que teve de usar toda a sua experiência para não perder o segundo lugar para Paulo Pinheiro. O piloto algarvio fez um excelente recomeço e surpreendeu Mariano Pires e José Monroy. Mas Pires acabou por surpreender Pinheiro, que para evitar o piloto de Ponte de Lima desviou-se e perdeu o controlo do seu Porsche. Na categoria GT Light, vitória para José Maria Marreiros (Porsche Cayman GT4) na frente de Fred Blok (Mercedes AMG GT4). Entre os concorrentes ao Campeonato de Portugal de Velocidade Turismos, Rafael Lobato (CUPRA TCR) foi o vencedor, seguido de Ondrej Krupka (Skoda Octavia) e Manuel Leão (Skoda Octavia).

Na segunda corrida a vitória de Francisco Abreu foi tão irrepreensível quanto a do seu companheiro de equipa,pois o piloto madeirense não mostrou estar emperrado após ano e meio de paragem. Reencontrou o ritmo e as vitórias onde tinha ficado em 2019 após o título no GT4 South European Series e dominou da luz á bandeira, imitando Francisco Mora que ganhou a primeira corrida. Atrás do piloto madeirense, a tempestade foi maior e Thomas Biagi, Pedro Marreiros e Rodrigo Almeida envolveram-se numa luta que durou os 21 minutos de corrida. Tudo começou numa largada menos conseguida de Pedro Marreiros que estendeu a passadeira vermelha a Biaggi. O veterano italiano não enjeitou a oportunidade e colocou o Ferrari no segundo posto.

O piloto da Parkalgar Racing Team encetou, de imediato, a recuperação e pressionou forte o piloto italiano, embora tivesse de ter em atenção os avanços de Rodrigo Almeida. O moçambicano, a estrear-se na competição portuguesa, estava muito atento ao que se passava à sua frente, sentado à mesa da discussão do pódio para recolher as ofertas.

Pedro Marreiros acabou por se impor com uma ultrapassagem de classe a Thomas Biagi que, a partir dali, começou a pilotar com olhos de camaleão: atento aos ataques muito assertivos do Porsche pilotado por Rodrigo Almeida e experimentando a possibilidade de reaver o segundo lugar. Acabou por não haver troca de posições, mas Pedro Marreiros acabou a corrida com o Ferrari de Thomas Biagi perto dos escapes do Porsche 991 GT3 Cup 4.0. Isto depois do italiano ter estado em permanente sobressalto pela presença de Rodrigo Almeida. Uma batalha que emprestou enorme emotividade a esta segunda corrida. Até porque mais atrás desenvolveu-se uma luta muito interessante entre o Ferrari 458 Challenge de Kai Uwe Lauer e o líder do campeonato, Miguel Lobo e o seu CUPRA TCR, vencedor da primeira corrida com Rafael Lobato.

Destaque para o jovem de 17 anos, Bernardo Pinheiro, que ao volante do Porsche Cayman GT4 que venceu a categoria GT Light na primeira corrida nas mãos de José Maria Marreiros, ganhou a sua primeira corrida da carreira na estreia nos automóveis. Se o filho de Pedro Marreiros deixou o pai embevecido, o filho de Paulo Pinheiro não quis ficar atrás.

Hoj realiza-se a última corrida da jornada tripla inaugural do Campeonato de Portugal de Velocidade by Sport TV.

Share this Post