Luca Marini destaca-se nos testes de Sepang

MOTOCICLISMO ❯ MOTO GP EDITOR EXECUTIVO

Luca Marini foi o mais rápido no primeiro teste de pré temporada do MotoGP, que decorreu este fim de semana em Sepang, na Malásia. O protegido de Valentino Rossi cometeu o feito de bater o campeão em título Francesci Bagnaia. Depois de outros – como Marco Bezecchi – se destacarem, foi a vez de, pouco antes do final do derradeiro dia de trabalhos Marini realizar uma volta ao circuito malaio em 1m56,888s. O piloto da VR46 confirmou a boa forma das Ducati face à concorrência, demonstrado também no começo desta terceira jornada de ensaios, marcada por uma pista molhada, devido à humidade existente às 10h00 quando as atividades recomeçaram. Nessa altura Johann Zarco rodou em 2.10,411. Era evidente que os tempos não parariam de baixar com o passar das horas e a subida das temperaturas, como Bezzecchi confirmou na outra Ducati da Mooney VR46, rodando em 1.59,506.

Marini trataria de fazer descer mais os tempos, rodando em 1.58,642, antes de Jorge Martin, colega de Zarco na Pramac Racing, efetuar uma volta em 1.58,204. O espanhol, que liderou a tabela de tempos no sábado mas tinha dores numa mão após uma queda no segundo dia destes testes, conseguiu tirar partido de um melhor ‘set-uo’ da sua mota, do qual espera refinar nos ensaios previstos para o próximo mês no Autódromo Internacional do Algarve. Martin manteve-se como a referência até aos últimos 90 minutos da sessão, quando Maverick Viñales deu um ar da sua graça com 1,58,136s, mostrando estarem ultrapassados problemas técnicos na sua Aprilia surgidos no começo do dia- O espanhol melhoraria a sua marca numa décima, mas Bagnaia trataria de bater esee tempo em 0,080s. O Campeão do Mundo seria bem secundado pelo seu novo companheiro de equipa na Ducati Enea Bastianini, com Martin a colocar a melhor das máquinas da Pramac no terceiro lugar da tabela de tenpos.

Aleix Espargaro apenas realizou 32 voltas na Aprilia RS-GP, mas mesmo assim acabou com o sexto regiso, diante de Fabio Gannantonio, na melhor das Duacti da Gresini, e de Bezzecchi, na segunda melhor máquina da VR46. Marc e Alex Marquez completaram o top 10, sendo que o mais novo dos irmãos espanhóis na segunda Ducati da Gresini se mostrou 0,281s mais rápido que o seu ‘mano’ da Honda, que se focou e apurar aquilo que precisa de ser melhorado no prototipo RC21V para 2023. Raul Fernandez fez o 11º tempo na melhor das Aprilia da RNF, na frente de Joan Mir, na melhor das GasGas da Tech3, que superou as KTM de Bard Binder e Pol Espargaro, Zarco foi apenas 15º no final destes testes, mas mesmo assim foi melhor do que o novo recruta da KTM Jack Miller, que não evitou uma queda nesta última jornada de trabalhos, onde o vice-campeão do Mundo Fabio Quartararo foi apenas 19º na melhor das Yamaha, diante do que companheiro de equipa Franco Morbidelli, Miguel Oliveira acabou com o 17º registo na segunda das Aprilia da RNF, a mais de três décimas do seu companheiro de equipa.

Share this Post