Kris Meeke no Dakar como “um miúdo antes do Natal”

CPTT EDITOR

Kris Meeke disse sentir-se “como um miúdo antes do Natal’ após o seu primeiro teste com a PH Sport, a equipa pela qual se vai estrear no Rali Dakar em janeiro. O norte-irlandês vai triular um Zephyr T3 da equipa francesa na prova ‘rainha’ do todo-o-terreno mundial, que mais uma vez tem como palco a Arábia Saudita e reserva em 2021 um percurso de 7646 quilómetros. Meeke está bastante animado, apesar do cancelamento de provas que lhe serviriam de treino para o ‘Dakar’como o Desert Challenge no Abu Dhabi e a Baja do Dubai, cancelados devido à pandemia.

O teste nas dunas em redor do Dubai foram a preparação possível para o britânico aos zomandos do Zephyr, depois dos ensaios realizados no sul de França durante o verão deste ano. “Tenho agora 41 (anos), mas olhando para a minha cara depois de guiar nas primeiras dunas era como a de jovem rapaz – senti-me com um miúdo antes do Natal. Adoro a neve. No passado fiz bastante snowboard. Descreveria as dunas como se fossem muitos quilómetros quando queremos ter neve fresca e podemos fluir e surfar”, descreveu Kris Meeke. O piloto norte-irlandês diz que para si “a sensação é muito especial”, mas que ao mesmo tempo “aprende depressa o muito respeito que se deve ter com o deserto”.

“A coisa mais simples que aprendi é quanto pode tudo mudar quando o sol se move no céu. A meio do dia não se consegue ver os limites das dunas. Tudo parece quase o mesmo e pode ser complicado. Falhamos a sombra das dunas e temos de ter muito cuidado. Mas é verdadeiramente espantoso guiar nas dunas, e estou bastante cativado por isto”, confessou Meeke. O britânico admitiu também que o seu habitual co-piloto nos ralis, Scott Marshall, não se sente atraído pelo ‘Dakar’, que somar a si mais outra pessoa sem experiência na prova “não seria uma escolha sensata”.

Share this Post