Merli e Salvador intocáveis na Rampa da Falperra

VELOCIDADE ❯ NACIONAL EDITOR EXECUTIVO

O italiano Christian Merli (Osella FA30) foi o brilhante dominador, este domingo, da 41ª edição da Altice Rampa Internacional da Falperra, segunda prova do Europeu e quarta do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, ao bater, por uma diferença de 6,375s, o checo Petr Trnka (Norma M20 FC), enquanto Pedro Salvador (Silver Car CS) foi o piloto português mais rápido no percurso de 5.200 metros, com um acumulado das duas melhores subidas que lhe garantiria o sétimo lugar da classificação final absoluta. Merli, que chegou a Braga como favorito e já líder do Europeu, obteve, a uma média de 174,8 km/h, a segunda vitória consecutiva no traçado minhoto – terceira se incluirmos nessa contabilidade o Masters FIA de 2021, embora com a rampa mais curta a nível de extensão – e rumará, certamente, à conquista do seu quinto título europeu, embora restem ainda mais sete provas para o fim da época…

Na prova organizada pelo Clube Automóvel do Minho, e que juntou na Falperra um número estimado superior a 100 mil espetadores, José Correia (Norma M20 FC) acabou como piloto português melhor classificado (9º), no que diz respeito à competição do Europeu, mas o mais rápido, em termos absolutos, entre as cores nacionais do Campeonato Portugal de Montanha JC Group – nem todos os pilotos estavam inscritos na prova do Europeu – foi Pedro Salvador (Silver Car SC). Neste regresso esporádico à montanha e a uma prova que venceu, a nível absoluto, em 2016, Salvador esteve irrepreensível, para bater Hélder Silva (Osella PA 2000), triunfador na primeira prova da época, em Murça, por uma margem significativa (10,487s). O bem conhecido Carlos Vieira, que no próximo ano admite, sem prejuízo de outras competições, vir a disputar o Campeonato de Portugal de Montanha, assegurou o último lugar.

Desconhecendo a barchetta, Vieira foi aumentando paulatinamente de ritmo e logrou reclamar um lugar no pódio absoluto final. Nas contas da Divisão Protótipos B, quarto triunfo da temporada para Nuno Guimarães (Silver Car S2), que voltou a suplantar um aguerrido Joaquim Rino (BRC BR49 EVO), segundo colocado. Na Categoria GT assistimos a uma verdadeira batalha de gigantes. Se no dia inicial José Silvino Pires impôs o seu mais potente Porsche 911 GT3 R, a manhã de domingo apareceu com a confirmação da ausência do bracarense no segundo dia decompetição, deixando a discussão do triunfo entregue a um duo: Gabriela Correia e Vítor Pascoal. Este chegava invicto à Falperra e foi mais rápido do que a ‘Princesa da Montanha’ na subida de prova realizada no sábado.

Mas a talentosa jovem de Braga esteve imparável no domingo, impondo um ritmo infernal ao seu Mercedes AMG GT4 e sendo mais rápida do que o Porsche do seu oponente nas duas subidas de prova, conquistando com todo o mérito a sua primeira vitória desta época. Pascoal terminou em segundo, um bom resultado operacional sobretudo pela recolha de pontos que o solidifica na liderança da tabela pontual dos GT. Já o regressado Pedro Marques (Porsche 991 GT3 CUP) rubricou uma boa exibição, premiada com o terceiro posto final. Nod Turismo Joaquim Teixeira esteve verdadeiramente imperial. O piloto transmontano do Cupra TCR construiu o seu justo triunfo na Categoria e, logicamente na Divisão T2, mercê sobretudo de uma subida inicial de prova fantástica, onde colocou os opositores a mais de quatro segundos. No domingo geriu a vantagem e conquistou assim a segunda vitória da temporada, na frente de Luís Nunes (Skoda Fabia R5), que dominou a Divisão T1 e de Pedro Silva (Audi RS3 LMS) que para além do pódio na categoria, foi segundo na Divisão 2.

Manuel Pereira (Mitsubishi Lancer EVO) e Pedro Marques (Subaru Impreza WRX) secundaram Luís Nunes na T1, enquanto Paulo Silva (Audi RS3 LMS) garantiu o terceiro posto na T2. Na Divisão Turismo 1, voltamos a assistir a um duelo incrível entre Bruno Carvalho (Citreon Saxo) e Parcídio Sumavielle (Renault Clio RS R3), com Carvalho a triunfar com apenas 1,4 segundos. O regressado Carlos Silva (Renault Clio RS R3) assinou uma exibição de fino recorte, coroada com o terceuro lugar final.

CLASSIFICAÇÃO FINAL (EUROPEU)

1º, Christian Merli (Osella FA 30), 3.34.505 (média 174,8 km/h)

2º, Petr Trnka (Norma M20 FC), + 6,375s

3º, Alexander Hin (Osella FA 30), + 8.891

4º, Joseba Lanzagorta (Nova NP01), + 9.252

5º, Milos Benes (Osella FA 30), + 11.231

6º, Javier Villa Garcia (BRC BR53), + 13.870

7º, Sebastien Petit (Nova NP 01), + 15.432

8º, Michele Fattorini (Wolf GB08 Thunder), + 30.764

9º, José Correia (Norma M20 FC), + 35.163

10º Gonzalo Capalleja (Nova NP 03), + 39.829

11º, Karl Schagerl (VW Golf Rallye), + 40.170

12º, Igor Stefanovski (Hyundai i30 TCR), + 57.912

13º, Domagoj Perekovic (Mitsubishi Lancer Evo IX), + 59.208

14º, Gabriela Correia (Mercedes AMG GT4), + 59.598

15º, Antonio Cardone ( Wolf GB08 Thunder),

Share this Post