Barrichello duplo vencedor na Stock Car Brasil

VELOCIDADE ❯ TURISMO EDITOR EXECUTIVO

A passagem da Stock Brasil pelo Circuito Velocitta, em Mogi-Guaçu (São Paulo) foi pródiga em animação, dentro e fora de pista, e viu Rubens Barrichello ganhar duas das quatro corridas do fim de semana, sendo as restantes para Gabriel Casagrande e Ricardo Zonta. Casagrande fez-se valer de um forte andamento para se impor no primeiro confronto. Pela segunda vez o piloto da Volga impôs-se no primeiro confronto de um fim de semana de jornada dupla, batendo Ricardo Zonta, que partira da ‘pole-position’. Isto num pódio completado por Thiago Camilo, terceiro numa prova onde Daniel Serra foi sétimo, garantido a terceira posição na grelha para a segunda corrida. A vitória de Casagrande – a sua segunda da época – deveu-se a uma excelente estratégia para superar Zonta. A prova que viu Rubens Barrichello ser quarto diante de César Ramos, ficou ainda marcada pela desistência de Tony Kanaan, depois de uma colisão com Chris Hahn.

No segundo confronto Lucas Foresti usou da estratégia perfeita – com uma paragem nas boxes perfeita por parte da KTF – para superar Rubens Barrichello, pois geriu muito bem o seu andamento e a altura em que deveria fazer o seu ‘pit-stop’ para levar de vencida o antigo piloto da Ferrari, Brown e da Jordan na Fórmula 1. O piloto de 28 apostou em parar tarde. Mas a vitória ser-lhe-ia retirada e atribuída a Barrichello, pois Foresti foi penalizado por ter usado o ‘push-to-pass’ na primeira volta, e assim o triunfo foi atribuído a Barrichello. Que viria a dar-se bem na primeira corrida de domingo e converter em vitória a ‘pole-position’ Não apenas Rubinho arrancou nem, mas também imprimiu um ritmo forte e fez o seu ‘pit-stop’ tardiamente. Isso permtiu-lhe ficar na frente quando se concluiu o ciclo de paragens nas boxes. Já Ricardo Zonta partiu em segundo mas fez um mau arranque e terminou em 10º. Daniel Nunes e Gabriel Casagrande aproveitaram e acabaram a prova no segundo e terceiro lugares, apesar de Casagrande se ter de defender dos ataques de Daniel Serra nas últimas voltas.

Zonta ‘vingou’ o mau desempenho do confronto anterior na segunda corrida de domingo. O antigo piloto da Toyota na F1 fez uma boa partida e depois manteve o comando até às paragens das boxes, onde a sua equipa – a Shell RCM – fez um bom ‘pit-stop’ e permitiu-lhe manter a liderança quando regressou à pista. Depois aguentaria a pressão de Barrichello, que chegara a segundo depois de ganhar várias posições. Na discussão pelo último lugar do pódio César Ramos acabou por levar a melhor sobre Denis Navarro.

Share this Post