Aprilia faz ‘dobradinha’ e Bagania sofre queda

MOTOCICLISMO ❯ MOTO GP EDITOR EXECUTIVO

Aleiix Espargaro somou a sua segunfa vitória consecutiva ao impor-se hoje no Grande Prémio da Catalunha de MotoGP, marcado por dois grandes acidentes no seu começo, o segundo dos quais levou à queda e ao hospital o Campeão do Mundo e líder do campeonato Francesco Bagnaia. Sendo que a prova valeu ainda assim pela luta que opôs os dois pilotos da Aprilia pela vitória, decidida por um erro de Maverick Viñales, que liderou a corrida após a segunda largada, ocorrida depois da situação de bandeiras vermelhas motivada pelo acidente de Bagnaia e do despoletado pelo seu companheiro de equipa Enea Bastianini na primeira curva. Miguel Oliveira ainda chegou a rodar atrás de Viñales e Aleix, mas acabaria por não resistir às Ducati da Pramac de Jorge Martin e de Johann Zarco, que o relegaram para o quinto lugar final.

Bagnaia sai de Barcelona com a sua vantagem sobre Martin no campeonato reduzida para 50 pontos, mas ainda sem saber se vai voltar à competição no próximo fim de semana no GP da Emilia Romana. Isto porque depois de sofreru um aparatoso ‘highside’ na saída da curva 2 e ir ao solo foi atropelado por Brad Binder, que não conseguiu evitar ‘Pecco’, passando com a sua KTM sobre as pernas do Campeão do Mundo. Na altura Bagnaia tentou levantar-se – percebendo-se logo aí que não corria perigo de vida, mas teria de ser transportado de ambulância à clínica do circuito, antes de ser evacuado para o hospital, onde se vai perceber a estensão da lesão sofrida pelo italiano da Ducati. Pouco antes, na primeira curva Bastiani perdeu o controlo da outra Desmosedici colidindo com Johann Zarco, que não conseguiu evitar colher também as Ducati de Fabio di Giannantonio e de Marco Bezzecchi, que também acabaram no chão.

As bandeiras vermelhas foram de imediato mostradas, para uma interrupção de 25 minutos, após a qual se deu uma nova partida, com vários pilotos a recorrerem às motos de reserva. O que não foi o cansono de Bastianini, pois a Ducati decidiu retirar o seu segundo piloto. Maverick Viñales foi mais lesto na largada do que Aleix Espargaro e assumiu de imediato o comando, enquanto Miguel Oliveira se colocava logo atrás das motos negras e vermelhas, mais atrás Binder sentia problemas na sua KTM e viria a ser o segundo abandono por problemas mecânicos, logo depois de Pol Espargaro, numa da GasGas. Indiferente a isso Viñales afastava-se de Aleix e Miguel perdia terreno para os dois homens da Aprilia, já Jorge Martin ia-se aproximando cada vez mais do português da CryptoData RNF. Na volta nove a diferença entre Viñales e Aleix era de dois segundos, e Oliveira via-se cada vez mais ameaçado por Martin.

Na 11ª volta Aleix cometeu um erro que o deixou mais longe de Maverick, e seriam precisas oito voltas para que o dono da GP-RS # 41 se voltasse a ‘colar’ ao da # 12. Já no começo da volta 19 Aleix estava já só a 0,2s e na curva 1 na volta seguinte atacou a liderança, que conseguiria quando forçou Viñales a sair largo entre as duas primeiras curvas do traçado catalão. De imediato Aleix Espargaro começou a afastar-se do seu companheiro de equipa, que cruzaria a bandeira de xadrez a mais de três décimas. Já a disputa pelo terceiro lugar ficou decidido pela degradação dos pneus da Arilia # 88, pois assim que passou Miguel Oliveira Jorge Martin afastou-se e Johan Zarco começou a aproximar-se do piloto de Almada, acabando por lhe ‘roubar’ o quarto posto perto do final.

Atrás do português Alex Martin deu o sexto lugar à Gresini, à frente de Fabio Quartararo, que realizou uma das suas melhores exibições do ano na Yamaha # 20, recuperando de 18º em que largou para sétimo, à frente de Jack Miller, na única KTM a terminar a corrida, diante da ‘irmã’ GasGas de Agusto Fernandez, e da segunda Ducati da Gresini tripulada por Fabio di Gannantonio. Pior mesmo foi a exibição dos pilotos da VR46, pois Luca Marini foi 11º à frente de Marco Bezzecchi, cuja Ducati de reserva não era tão competitiva. Para Marc Marquez as coisas não correram melhor, pois o espanhol da Honda foi apenas 13º.

Share this Post