O novo Volvo EX30, o Smart # 1 e o Zeekr X são três SUV compactos que estão prestes a chegar ao mercado europeu com pontos em comum. Isto para perceber porque estes modelos são uma espécie de ‘Cavalo de Tróia’ chinês que se aprestar para ‘atacar’ o Velho Continente. Mas sabe o que se ‘esconde’ para lá do óbvio? Passamos a explicar; Os três SUV citados ttêm aparência de marcas europeias históricas para melhor convencer os clientes, como a Volvo, a MG, a Smart ou a Lottus, que no fundo não passam de construtores sob um ‘guarda-chuva’ chinês. Esta estratégia permitiu igualmente aquela grande economia asiática recuperar rapidamente do seu atraso tecnológico, ao ponto de atualmente liderar o setor dos automóveis elétricos. Sendo que por isso o antigo recurso à contrafação anteriormente vigente ‘morreu’.
Aliás, tudo isto vem numa sequência da lógica industrial pensada em termos de grande escala, com sinergias a todos os níveis. E o exemplo perfeito é o que se ‘esconde’ por detrás do Volvo EX30, o Smart # 1 e o Zeekr X. Este último só chegou chegou à Europa este ano via Suécia, um começo que não é uma coincidência, pois trata-se do país da Volvo. Não é por isso difícil fazer um exercício de raciocínio para compreender que os modelos citados são estritamente idênticos mecanicamente e apenas as suas carroçarias e habitáculos diferem, de modo a responder a diferentes gostos.
Além dsso Volvo EX30, o Smart # 1 e o Zeekr X utilizam a mesma plataforma SEA (Arquitetura Elétrica Sustentável), desenvolvida pelo ‘gigante’ da indústria automóvel chinesa Geely, detentora das três marcas. E como se isso não bastasse basta olhar para as dimensões para isso nos deixar desde logo com a ‘pulga atrás da orelha’. As fichas técnicas, as baterias, as potências e as performances são exatamete as mesmas e desfazem quaisquer dúvidas. Acresce a isso os preços que são ultra-agressivos, como é timbre de tudo o que vem da República Popular da China.
Share this Post