Pilotos do WRC pedem melhorias futuras

RALIS ❯ MUNDIAL EDITOR EXECUTIVO

Os pilotos do Campeonato do Mundo de Ralis tiveram, via internet, um encontro para discutir futuras melhorias na disciplina. Um repto “construtivo”, em que participaram pilotos e representantes das equipas. O WRC convocou este fórum na sequência de comentários feitos por Thierry Neuville durante o Rali de Portugal, em que lançou o repto para mudanças para que o espetáculo possa melhorar. Um apelo que também visou os construtores envolvidos na disciplina.

A discussão do tema com o promotor surgiu na sequência de uma reunião com os pilotos realizada em que participou o Campeão do Mundo de Ralis e o vice-presidente da Comissão de pilotos do WRC, Petter Solverg durante o Rali da Sardenha. Após a qual o WRC emitiu um breve comunicado, dizendo tratar-se de “uma reunião construtiva, mas os detalhes da mesma vão manter-se confidenciais”. Jari-Matti Latvala, diretor da equipa Toyota, também descreveu o encontro como “construtivo” no que diz respeio a discutir ideias para melhorar o campeonato no futuro. “Os ralis sempre foram e vão continuar a ser um desporto espantoso, e o WRC teve uma história incróvel desde que começu há 50 anos”, disse o finlandês.
Latvaa referiu também que “também importante que pensemos sobre o futuro, e que talvez tenhamos de fazer as coisas diferentes para fazer melhor. Tivemos uma reunião construtiva na quarta-feira entre os diferentes acionistas, onde vários tópicos foram discutidos, com algumas ideiais agradáveis para apimentar as coisas para o futuro. É bom ver esta colaboração positiva, e esperemos que seja benéfico para a modalidade e para torná-la mais forte”.

Neuville não foi o único piloto ou representante das equipas a suscitar preocupações quanto ao futuro do ‘Mundial’ de Ralis. No passado fim de semana Kalle Rovanpera pediu para que as equipas recebessem pneus novos para as Power Sage, de modo a poder-se poupar pneus no domingo, o que significa menos espetáculo para os fãs, enquanto Cyril Abiteboul, o chefe da Hyundai reiterou a necessidade de rever todo o formato dos atuais eventos do WRC. Os responsáveis pelo campeonato e a Federação Internaciional do Automóvel anunciaram que consideram introduzir um limite orçamental de modo a aumentar o retorno dos construtores e incentivar novas marcas na competição. Falando durante o Rali da Sardenha, Richard Millener, o líder da M-Sport, tinha-se mostrado esperançado que a reunião que agora teve tenha um impacto positivo no campeonato, pois são pontos essenciais para uma melhoria futura da disciplina.

Share this Post