Enevitável? Talvez sim ou talvez não. Pois numa marca generalista como a Hyundai um SUV musculado talvez não se justificasse. Mas a marca coreana criou uma linhagem de versões desportivas N que tem de explorar todas as vertentes de mercado, e o segmento dos SUV é o que mais crescimento e não podia ficar de fora. Daí esta nova proposta que se distingue pelo aquilo que se vê e também pelo que não se vê. Dizemos isto porque se a estética sofreu alterações de pormenor, as dimensões deste Kauai também, pois relativamente às versões de base é 10 milímetros, muito embora mantenha a mesma distãncia entre eixos (2600 mm). Alterações visam explorar as características deste versão ‘vitaminada’.
O Kauai é diferente por dentro e por fora. Sendo que neste particular merece destaque a grelha exclusiva, o pára-choques à cor da carroçaria, o logo N, o spoiler dianteiro, distinguidos com apontamentos a vermelho à frente e dos lados. Na secção posterior há uma terceira luz de travão triangular incorada no spoiler de asa dupla, para aumentar a força descendente. O difusor alberga duas saídas de escape proeminentes que realçam o caráter desportivo deste SUV da Hyundai, função que as jantes forjadas de 19 polegadas exclusivas também cumprem, servindo de enquadramento a travões de disco de alto desempenho. A Hyundai desenvolveu uma nova cor exterior, o azul Sonic, que fica a meio termo entre o banco e o cinzento claro, mesclado com o azul Performance da marca que volta a estar disponível como exclusivo dos automóveis de gama ‘N’.
No interior o vinco desportivo é conferido pelo volante de três braços com patilhas azuis com logo N e comandos das várias funcionalidades do veículo, relacionadas com a condução ou não. Dois botões ‘N’ configuráveis no volante permitem configurar diferentes funções às quais o condutor pode aceder de forma simples e rápida. O conjunto que serve a condução é complementado pelo painel digital de instrumentos e visor ‘head-up display’ (HUD), apresentando informações como as rpm, velocidade ou o indicador de mudança de velocidade quando nos modos ‘Sport’ e ‘N’ Já o sistema multimédia de 10,25 polegadas está preparado para integrar mapas de circuitos e cronometrar os tempos por volta. Sendo que no habitáculo também sobressaem os pedais em alumínio e bancos desportivos N, com o interior a ser embelezado com detalhes na cor ‘Performance Blue’.
O travão de estacionamento dispensa a modernidade da eletrónica, preferindo o clássico (e quase em desuso) travão mecânico, com pega em couro perfurado para melhor aderência da mão. O Kauai N está disponível com um pacote de cor exclusivo, com bancos desportivos revestidos em tecido, couro ou Alcantara. Os três tipos de bancos estão disponíveis com bancos dianteiros aquecidos, havendo também opção semelhante nos bancos traseiros. Para reforçar as suas credenciais desportivas, a Hyundai dotou este Kauai N com características desportivas como o diferencial de escorregamento limitado eletrónico (e-LSD) e os seus modos de controlo de estabilidade (ESC), otimizados para melhorar a motricidade em curva.
Sob o capô deste Kauai N está um motor turbo de 2.0 litros e quatro cilindros, com 280 cv, que pode subir aos 290 cv no modo N Grin Shift. Sendo que está acoplado a uma caixa N DCT de dupla embraiagem com oito velocidades passa a potência às rodas dianteiras, através dos modos de condução Eco, Normal, Sport, N e Individual integrados no sistema de controlo N Grin. É na transmissão automática que está o principal ponto de interesse do Kauai N, com uma série de modificações para usos de alto desempenho.
As relações estão especialmente ajustadas, e a unidade de controlo calibrada para passagens de caixa mais rápidas. O N Power Shift é activado sempre que são ultrapassados 90% da carga do acelerador, mitigando assim qualquer redução no binário durante as mudanças de velocidade. Já o N Grin Shift potencia o desempenho do motor e da transmissão DCT, aumentando a potência até aos 290 cv durante 20 segundos, podendo este modo ser usado de 40 em 40 segundos.
O N Track Sense Shift, como a designação em inglês indica, optimiza a transmissão para uma condução em pista. Reconhece as condições ideais para uma condução dinâmica e é activado automaticamente, seleccionando a mudança de velocidade e o tempo correcto em que ela é feita. Significa isso que o Kauai N está apto a acelerar em 5,5 segundos dos 0 aos 100 km/hora, para uma velocidade máxima de 240 km/h. Para maior desempenho, dispõe ainda do sistema Launch Control e de um diferencial autoblocante electrónico.
Share this Post