Tom Coronel e Franco Girolami divdiram as vitórias na terceira jornada do TCR Ibérico, que teve lugar no passado fim de semana no Circuito de Zandvoort. A ‘jogar em casa’, o holandês da Comtoyou levou a melhor na corrida realizada sábado, depois de deixar para trás o seu companheiro de equipa Nicolas Baert e Jack Young, que liderou a prova inicialmente. O britânico da Brutal Fish Racing, que largou da ‘pole-positiopn’, esteve no comando nas primeiras seis voltas, depois de um excelente arranque, ao contrário de Coronel e até de Girolami, que no Honda Civic da PSS Racing Team desceu de terceiro para a oitavo.
Na terceira volta Tom Coronel ousou passar Nicolas Baert, e apesar de ter sido surpreendido por Dusan Borkovic, voltou à carga. Cada vez vez mais próximo do líder Young, o veterano piloto holandês pressionou o jovem britânico durante várias voltas até consumar a ultrapassagem e, progressivamente, afastar-se para garantir um triunfo tranquilo. Young, por seu turno, dispunha de uma vantagem confortável em relação ao terceiro, Borkovic. O dinamarquês Niels Langeveld acabou por seu o melhor piloto da Hyundai, pois se de início o marroquino Mehdi Bennani, campeão em título, graças a uma excelente partida desde o décimo lugar da grelha, ainda rodou na quinta posição, a partir da terceira volta começava a atrasar-se, acabando no 12º lugar final. Ao invés, o argentino Franco Girolami (3º na grelha de partida) foi autor de uma boa recuperação até ao top 5, para terminar na frente de Nicolas Baert.
Já no confronto de domingo Girolami ‘vingou-se’, impondo-se de forma elequente e passando a liderar o campeonato, com mais um ponto do que Mikael Azcona, ausente por estar a disputar a primeira prova do Pure ETRC em Vallelinga (Itália). O argentino do Honda Civic ‘saltou’ para o comando à terceira volta, não dando qualquer hipótese ao holandês Niels Langeveld, sendo que Girolami largara da segunda fila da grelha, atrás de Taoufik e de Langeveld, muma prova marcada por um acidente, que deixou Felice Jelmini (Hyundai Elantra N) fora de prova, devido a um ‘toque’ de Klim Gavrilov (Audi RS 3 LMS). O ‘safety car’ esteve em pista durante quatro voltas, para permitir a retirada do carro do piloto italiano. Quando a corrida foi retomada já Tom Coronel (sétimo na primeira passagem pela meta) estava fora de ‘combate’, devido a problemas no Audi, porventura resultantes do contacto com um adversário.
Quando a prova foi retomada Franco Girolami manteve-se na frente, e no meio do pelotão Jack Young, que já havia ganho duas posições, viu a sua progressão cair por terra, ao cometer um erro e cair para os últimos lugares. Mas a uta pelo último lugar do pódio esteve bastante animada, pois se o francês Jimmy Clairet logrou manter o Peugeot 308 no terceiro lugar desde a partida, logo atrás esteve um irreverente Isidro Callejas (Honda Civic Type R FK7) que nunca lhe deu tréguas até consumar a ultrapassagem. O jovem espanhol, de apenas 16 anos, estreante no TCR Europa, conquistou o seu melhor resultado da temporada. Em plano de destaque esteve também o sérvio Dusan Borkovic (Audi RS 3 LMS) que fez uma corrida de trás para a frente, depois de ter largado da oitava posição da grelha. E tanto os dois Hyundai da Sébastien Loeb Racing, de Taoufik e de Bennani, como o Peugeot de Jimmy Clairet não lhe resistiram.
Classificação
Corrida 1
1º Tom Coronel (Audi RS 3 LMS TCR) 13 voltas
2º Jack Young, (Honda Civic Type R FK7 TCR) + 1.817
3º Dusan Borkovic, (Audi RS 3 LMS TCR) + 8.047
4º Niels Langeveld (Hyundai Elantra N TCR) + 8.333
5º Franco Girolami,(Honda Civic Type R FK7 TCR) + 9.383
Corrida 2
1º Franco Girolami (Honda Civic Type R FK7 TCR) 15 voltas
2º Niels Langeveld,(Hyundai Elantra N TCR) + 1.979
3º Isidro Callejas (Honda Civid Type R FK7 TCR)+ 7.121
4º Dusan Borkovic (Audi RS 3 LMS TCR) + 8.069
5º Jimmy Clairet (Peugeot 308 TCR) + 9.840
Share this Post