Rali de Mortágua adiado para novembro

RALIS ❯ NACIONAL EDITOR EXECUTIVO

O Rali de Mortágua, prova pontuável para o Campeonato de Portugal da especialidade, previsto para 10 e 11 de julho, foi adiado para 12 e 13 de novembro deste ano, devido *à previsão de temperaturas muito elevadas e grande risco de incêndio. Sendo que o município de Mortágua emitiu no início da noite da última quinta-feira, um comunicado a explicar que “não estão reunidas as condições de garantir que o Rali de Mortágua possa ser desfrutado em pleno e em segurança devido ao grande risco de incêndios”.

O autarca José Júlio Norte e a sua equipa deram desde logo indicações para que a prova fosse alterada para novembro ou dezembro. O que levou o Clube Automóvel do Centro a escolher a nova data para o evento, que não se realizou no ano passado devido à pandemia da Covid-19. Agora são incêndios a fazer com que,a autarquia decidisse não avançar com a realização da prova na data agendada comunicado a decisão ao clube organizador, que solicitou já à Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) a nova data

“A Câmara Municipal, este ano, continua disponível para manter esta ligação ao CAC, que tem prestigiado as duas instituições e toda a região Centro, com um dos melhores ralis nacionais. Para isso tem que garantir todas as regras de segurança e respeitar todas as imposições da Direção-Geral de Saúde, Proteção Civil e Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios”, refere a autarquia de Mortágua em comunicado, sublinhando ainda: “Dando cumprimentos a todos estes pressupostos e indo ainda mais longe, face à previsão de temperaturas muito elevadas e com grande risco de incêndio, ouvimos também os Bombeiros Voluntários de Mortágua e o senhor capitão Ribeiro, comandante do Destacamento da GNR, e todos foram unânimes em considerar que não estavam reunidas as condições mínimas para garantir a segurança na realização do Rali de Mortágua», pode ler-se na nota da autarquia.

Ainda de acordo com o comunicado, a Câmara Municipal refere que, “a juntar a tudo isto, temos a agravante de ainda estarmos a apenas a cerca de 50% dos níveis da vacinação cujo Centro está instalado no edifício dos Bombeiros Voluntários de Mortágua, onde toda a logística de apoio ao Centro de Saúde está a se feita pelos operacionais da corporação”.

Share this Post