Luís Outeiro assumiu a liderança da classe Elite do Campeonato Nacional de Motocross, que no passado fim de semana teve lugar no Crossódromo das Lages, em Fernão Joanes, concelho da Guarda. Uma jornada que contou também com o ‘Europeu’ da disciplina nas classes de 65 e 85 c. Estas dominadas por completo por pilotos italianos.
Foram 36 os pilotos que alinharam na grelha de partida para a principal manga da tarde com três pilotos a destacarem-se de imediato pelo seu andamento, mas a surpresa era o espanhol Sergio Notario, a fazer aqui uma ‘perna’ no Campeonato Nacional, e que com um andamento diabólico liderou durante dezasseis voltas a manga Elite sempre seguido de muito perto por Luís Outeiro. O jovem piloto da TM é um dos especialistas do circuito de Fernão Joanes e a pressão exercida sobre Notario deu os seus frutos quando na 17ª passagem pela meta, o espanhol perdia de forma espectacular o controle da sua moto para uma queda aparatosa que levou ao abandono imediato da manga.
Outeiro herdava a primeira posição numa altura em que era claramente o piloto mais rápido em pista. O segundo posto passava a ser ocupado por Paulo Alberto que pilotou uma moto a 2 tempos nesta prova terminando a Elite a cerca de 6 segundos de Outeiro. O pódio seria fechado por Ruben Ferreira que aos comandos da sua Yamaha fazia uma prova inteligente e sem grandes sobressaltos num circuito que se tornou bastante técnico na parte final da prova. Surpreendente era a prova de Fábio Costa que, com a sua “pequena” Gas Gas 125, alcançava o 4º posto na manga Elite.
Na manga reservada às classes de MX1 e MX2 voltou a assistir-se a uma grande corrida de Paulo Alberto sempre espetacular com a sua Yamaha YZ 250 a 2 tempos. Outeiro era segundo finalizando a quase 20 segundos de Alberto e Notario tereiro. Em pista estiveram também os MX2 Júnior, 16 no total, desta vez com Afonso Gomes a dar forte réplica a Fábio Costa nas quatro voltas iniciais da corrida aproveitando da melhor forma a potência da sua moto e também o superior conhecimento do circuito. Costa estudou as trajetórias de Gomes e à 5ª volta ultrapassava o piloto de Coimbra cimentando a liderança volta após volta acabando os dois esta manga separados por oito segundos. Martim Espinho também fazia uma corrida notável parecendo bastante mais à vontade com a sua Husqvarna 125 conquistando o lugar mais baixo do pódio nesta classe reservada para os pilotos até aos 19 anos.
Share this Post