Hélder Silva não podia ter começado melhor a defesa do título nacional de montanha, conquistado na época passada. Na Rampa Porca de Murça o piloto da Póvoa de Varzim estreou-se aos comandos do Osella PA 2000 Evo obtendo um triunfo indiscutível, iniciando assim da melhor forma o Campeonato de Portugal de Montanha JC Group 2022, onde é o grande favorito à conquista de mais um cetro. Mesmo perante uma concorrência em maior número e muito bem apetrechada quanto às “montadas”, Hélder Silva viveu um fim-de-semana perfeito. O piloto p da Power House entrou logo forte, vencendo a primeira subida oficial de treinos, mesmo encarando essa fase inicial como “mais um momento de teste e adaptação à Osella. É um protótipo muito diferente do meu anterior BRC e vai exigir muito trabalho de adaptação para extrair todo o seu potencial”.
Na subida seguinte de treinos o piloto poveiro foi segundo da tabela absoluta de treinos, mas, na primeira subida oficial de prova restabeleceu a hierarquia, rodando em 2m04,224s e indo para o descanso da primeira jornada no comando, com 3,5 segundos de vantagem sobre o mais direto rival. No domingo, a superioridade manteve-se. Prescindindo da sessão inaugural de “warm up”, Hélder Silva voltou a ser mais rápido na única sessão oficial de treinos do dia e, nas duas subidas oficiais de prova finais deu um recital de condução, registando tempos cada vez mais rápidos e coroando a sua vitória com um “tempaço” na derradeira subida da prova, colocando no cronómetro 2:03,601, a uma excelente média de 122,32 km/h. Estava consumada a primeira vitória da época num fim-de-semana que, logicamente, Hélder Silva considera que foi “fantástico. A minha equipa Power House conseguiu tornar a Osella um protótipo incrível. Senti sempre muita segurança e pude atacar sem qualquer hesitação. A vitória é justa e deixa-nos muito motivados para defender o título”.
Questionado quanto à adaptação à Osella, o campeão poveiro está “a gostar muito do novo desafio. Esta barchetta é um protótipo magnífico”. Mas não embandeira em arco. Hélder Silva realça que tem “a noção que esta vitória foi importante, mas faltam muitas corridas e os meus adversários tiveram problemas técnicos. Em Murça foram eles, amanhã poderei ser eu. Vai ser um campeonato emocionante”. Por último, não quis “perder a oportunidade de agradecer à minha equipa, aos meus patrocinadores e ao excelente público de Trás-os-Montes”.
O CPM JC Group terá a sua segunda prova da época nos dias 2 e 3 de abril. Será a Rampa da Penha Paisagem Protegida, em Guimarães, organizada pelo Demoporto.
Share this Post