Vitória de antologia de Fabio Quartararo em Losail

MOTOCICLISMO ❯ MOTO GP EDITOR EXECUTIVO

Fabio Quartararo não era favorito no Grande Prémio de Doha, mas com uma segunda metade de corrida impressionante o francês da Yamaha mostrou-se verdadeiramente ‘intratável’, e nem mesmo os pilotos da Pramac Racing, que tinham dominando grande parte da prova, tiveram argumentos para parar ‘El Diablo’. O gaulês da M1 # 20 supeou primeiro Johann Zarco, apesar de alguma resistência por parte do seu compatriota, e depois partiu em busca de Jorge Martin, acabando por levar de vencida o estreante espanhol.

Martin ainda tentou responder ao piloto da Yamaha, tirando partido da maior velocidade de ponta da Desmocedici em reta, mas Quartararo encontrou forma de se distanciar de Martin e assim ficar ao abrigo da principal ‘arma’ das Ducati numa pista como a de Losail. Depois o jovem estreante passou a ter de se preocupar com o seu companheiro de equipa, que mais experiente acabou por repetir o segundo lugar conquistado uma semana antes neste mesmo traçado. Mas mais do que isso Zarco sai do Qatar na liderança do campeonato.

Inverteu-se a situação na Yamaha, porque Maverick Viñales não conseguiu ganhar e logrou um resultado idêntico ao do seu companheiro de equipa, depois de perder no duelo com Alex Ríns. Ainda assim foi um mal menor para Viñales, que fez uma partida ainda pior do que no GP do Qatar, já que desceu para 11º antes de iniciar uma recuperação.

Atrás dos cinco primeiros a luta foi titânica, com Jack Miller e Joan Mir a envolverem-se em toques que chamaram a atenção da Direção de Prova, que acabaria por decidir não intervir. O Campeão do Mundo acabaria em sétimo, enquanto o australiano da Ducati voltou a estar alguns furos abaixo do esperado e terminou a corrida, três posições abaixo do seu companheiro de equipa, Francesco Bagnaia, que prometia capaz de um top cinco mas que acabou em sexto.

Também Aleix Espargaro conseguiu um resultado mais modesto do que prometia. O espanhol da Aprilia esteve entre os cinco primeiros e terminar apenas em 10º, num contraponto com Brad Binder, que foi desta feita o melhor homem da KTM, na oitava posição. Um contraste com Miguel Oliveira, que começou a prova entre os seis primeiros e concluiu a corrida no último lugar pontuável.

Classificação

1º º Fabio Quartararo (Yamaha) 1.53,469

2º Johann Zarco (Ducati) + 1,457

3º Jorge Martin (Ducati) + 1,500

4º Alex Rins (Suzuki) + 2,088

5º Maverick Viñales (Yamaha) + 2,110

6º Francesco Baganaia (Ducati) + 2,642

7º Joan Mir (Suzuki) + 4,868

8º Brad Binder (KTM) + 4,979

9º Jack Miller (Ducati) + 5,365

10º Aleix Espargaro (Aprilia) 5,382

Share this Post