Viñales garante primeira ‘pole’ do ano na Holanda

MOTOCICLISMO ❯ MOTO GP EDITOR EXECUTIVO

Maverick Viñales mostrou-se irredutível na segunda qualificação para o Grande Prémio da Holanda de MotoGP, conquistando a sua primeira ‘pole-positipon’ do ano, graças a uma volta ao Circuito de Assen em 1m31,814s. Fabio Quartararo ainda tentou bater o seu companheiro de equipa, mas quedar-se-ia a 71 milésimas. Isto depois de uma primeira tentativa em que bateu o recorde da pista holandesa – 1.31,922. Melhoraria para 1.31,885s, insuficiente para bater o ‘dono’ da M1 # 12. Ainda assim uma clara exibição de superioridade por parte da marca dos três diapasões, mostrando claramente que os seus pilotos são os grandes favoritos à vitória na corrida de amanhã.

Miguel Oliveira chegou a estar momentaneamente no terceiro posto da tabela de tempos, mas seria sucessiva batido, por Johann Zarco, Takaaki Nakagami e Francesco Bagnaia, que conseguiria colocar a melhor das Ducati na primeira linha da grelha ao gastar mais 0,302s que Maverick Viñales. O japonês da LCR Honda teve de se contentar com o quarto lugar da grelha, ficando a cinco décimas da ‘pole’, com o francês da Pramac a ficar a 80 milésimas do nipónico, enquanto o português da KTM rodou a mais de seis décimas de Maverick. Ainda assim Miguel Oliveira foi o único piloto da marca austríaca a ‘pisar’ a Q2, aonde Zarco só acedeu via Q1, e onde os pilotos da Suzuki tudo fizeram para partir mais à frente, sobretudo Alex Rins, que conseguiria o sétimo lugar do ‘grid’, depois de não ter evitado uma queda.

Valentino Rossi conseguiu chegar diretamente à Q2 – o que aconteceu pela quarta vez esta época – mas na Yamaha M1 da Petronas SRT não evitaria ser o mais lento da sessão, atrás de Pol Espargaro, na única Honda oficial a chegar a esta segunda qualificação.

Share this Post