Triunfos repartidos no arranque da GT3 Cup

VELOCIDADE ❯ NACIONAL EDITOR EXECUTIVO

O arranque da nova Porsche GT3 Cup proporcionou dois vencedores diferentes, após duas corridas bem animadas ao longo do fim de semana em Braga. No Circuito Vasco Sameiro Francisco Carvalho impôs-se no confronto de sábado, enquanto no domingo quem levou a melhor foi Carlos Vieira. E qualquer dos dois confrontos foi bastante animado, confirmando as previsões de grande equilíbrio neste troféu monomarca. Foi aliás um dos ‘pratos fortes’ do Braga Racing KuckOff, evento organizado pelo CAMI Motorsport no traçado desenhado em redor do Aeródromo da Palmeira.

Arrancando da “pole position” para uma corrida sob piso bastante molhado, Carlos Vieira rapidamente assumiu o comando, na frente de José Rodrigues, Vasco Barros, Francisco Carvalho e Jorge Areia. Só que ao fim de quatro voltas o motor do seu Porsche perdeu rendimento levando-o ao abandono. José Rodrigues, a correr “em casa”, herdou então o comando, mas acabaria por ser suplantando, depois de Ferancisco Carvalho ter deixado para trás Vaco Barros. No entanto à terceira posição acabaria por ascender Jorge Areia, que ganhou a classe GS, sendo de destacar a regularidade do veterano Manuel Mello Breyner, que, sem cometer erros numa pista traiçoeira, foi quinto lugar, atrás de Barros. E se o segundo lugar na grelha o colocava entre os candidatos à discussão da vitória, Manuel Fernandes teve uma prova para esquecer, por motivos aos quais foi alheio, já que na volta de lançamento viu acender a luz de alarme da falta de pressão de água. A entrada nas boxes atrasou-o irremediavelmente, restando-lhe a consolação de ter assinado a volta mais rápida da corrida.

Já no domingo Carlos Vieira não desperdiçou a ‘pole-position’. O piloto de Fafe impôs-se de forma categórica, mas ainda sofreu algum sobressalto, apesar da vantagem que somou aos longo dos 25 minutos de prova em relação a José Rodrigues. Isto porque o seu Porsche 997 GT3 Cup continuava a falhar, obrigando-o a fazer ‘reset’ ao sistema eletrónico de duas em duas voltas. Apesar de tudo Vieira acabou por terminar com quase 10 segundos de vantagem para Rodrigues e nem teve que preocupar-se com Francisco Carvalho. O vencedor da primeira corrida tentou travar demasiado tarde na primeira curva quando tentava chegar à liderança e despistou-se. Ainda voltou à pista, mas já sem hipótese de um resultado de relevo. José Rodrigues foi segundo, com uma margem confortável para o terceiro, Manuel Fernandes, que acabaria, também, por se defender de Jorge Areia. O piloto de Vila Real triunfou na categoria AM, tal como Areia na GD.

Classificação final
Corrida 1
1º Francisco Carvalho 25.06,616
2º José Rodrigues + 1,698
3º Jorge Areia + 11,560
4º Vasco Barros + 16,956
5º Manuel Mello Breyner + 46,721
6º Luís Rocha + 53,302
7º António Pereira + 1.07,573
8º Manuel Fernandes + 1 volta
9º Mousinho Esteves + 1v
10º João Vieira + 1v

Corrida 2
1º Carlos Vieira 5.12,634
2º José Rodrigues + 9,909
3º Manuel Fernandes + 10,837
4º Jorge Areia + 11,312

5º Pedro Mello Breyner + 39,976
6º Vasco Barros + 41.321
7º Pedro Sobreiro + 1.17,088
8º João Vieira + 1 volta
9º Mousinho Esteves + 1v
10º Francisco Carvalho + 1v

Share this Post