Tamas Karai veio da Hungria para vencer a segunda prova do Campeonato de Portugal de Ralicross by Diatosta, que se disputou este fim de semana em Montalegre. Aos comandos do seu Audi S1 o piloto magiar preparou a sua participação no Campeonato da Europa da especialidade em terras transmontanas, e depois de dominar as qualificações liderou a final dos Supercars do princípio ao fim. Outro ‘internacional0, Oscar Ortfreit, que no sábado tinha conseguido arrancar melhor que Karai para a Q4, terminou na segunda posição, mas nunca teve argumentos para o húngaro. No último lugar do pódio terminou Joaquim Santos e o seu Ford Focus.
Já na categoria ‘rainha’ do ralicross nacional – a Super1600 – o russo Yuri Belevskiy, aos comandos de um Audi A1, dominou as quatro qualificações, onde o melhor português foi Joáo Ribeiro. Nas meias finais os dois voltaram a ser superiores, apesar de António Sousa ainda ter pressionado o piloto russo que corre com bandeira suíça. Na final Belevskiy voltou a impor-se diante de João Ribeir, que fez o que podia com o seu Skoda Fabia. Mário Barbosa acabou no último lugar no pódio aos comandos do seu famoso Citroën Saxo S1600. Já na Nacional 2 RM Bruno Campos impôs-se, batendo Celmo Guicho em Renault Clio, depois de Fernando Silva se ter atrasado no Seat Ibiza TDi. O que permitiu a Luís Carvalho, em Peugeot 206, ser terceiro.
Na Nacional 1.6 André Ferreira impôs o seu Peugeot 106, diante de Rafael Rocja, em Citroën Saxo, que beneficiou de um toque entre Pedro Rocha e Leandro Macedo. Jorge Costela subiu ao último lugar do pódio. Já nos Iniciados Rafael Rego impôs o seu Citroen Saxo, sendo que Gonçalo Novo – que não foi feluz nas qualificações – conseguiu ser terceiro com o Toyota Starlet, diante de Guilherme Nunes no Peugeot 106. Santinho Mendes venceu no Campeonato Nacional de Kartcoss, sendo que depois de ter sido terceiro nas qualificações saltou para a frente nas meias finais, feito que repetiu na final, batendo Alexandre Borges, que fora segundo também nas qualificações, enquanto Jorge Gonzaga completou o pódio, apesar da luta que deu a Borges. Rui Nunes e Luís Almeida completaram o top cinco. Entre os Júnoor Hugo Bueno levou a melhor sobre Yesica Santalla e Guilherme Matos.
O Campeonato de Portugal de Rallycross by Diatosta regressa a 3 e 4 de julho em Sever do Vouga.
Share this Post