Ao impor-se na ronda da Peugeot Rally Cup Ibérica realizada no Rally Princisa das Astúrias, Sergi Pérez adiou para a Catalunha a decisão da competição monomarca organizada pela Peugeot de Portugal e de Espaha. Pérez e a sua navegadora Lorena Romero garantiram uma indiscutível vitória na quinta e penúltima prova da temporada. Uma jornada mista dividida entre troços em terra (sexta-feira) e asfalto (sábado). Desta forma a dupla catalã conseguiram, com isso, adiar a atribuição do cetro, lavando a decisão para um terreno onde jogarão ‘em casa’, no RallyRACC Catalunya – Costa Daurada, em finais de outubro.
À pontuação desta vitória absoluta, somaram os pontos do melhor tempo na Power Stage, num rali que contou com um fator de multiplicação, resultado de conjunto que lhes garantiu uma importante recuperação pontual face aos seus principais adversários, os portugueses Pedro Antunes / Vitor Hugo, que saíram em branco da jornada de Oviedo, ao abandonarem no primeiro dia. De uma assentada, Pérez recuperou 33,6 pontos a Antunes, reduzindo para 4,4 pontos a diferença para o ainda líder da copa. Outro dos destaques deste inédito rali misto, corrido ao longo de 180,2 quilómetros e 15 especiais desenhadas na região de Oviedo, foi o facto de ter havido nada menos do que cinco nomes diferentes a registar melhores tempos nos troços da pioneira copa monomarca corrida na Península Ibérica.
Os restantes ocupantes do pódio foram a dupla Alex Español / Esther Gutiérrez, segundos classificados, a 41,7 segundos dos vencedores, batendo por larga margem a dupla Santiago García/Nestor Casal, que acabou na terceira posição. Acrescente-se que, correndo em duas frentes, a dupla Español/Gutiérres garantiu, ainda, a vitória na competitiva Rally & You Asturias Cup, que engrossou o lote de Peugeot 208 Rally4 inscritos neste 60º Rally Princesa de Asturias – Ciudad de Oviedo. Passou de 38 para apenas 4,4 pontos a vantagem de Pedro Antunes / Vitor Hugo, líderes da competição, para os seus adversários Sergi Pére /Lorena Romero, isto quando falta apenas correr-se um rali da presente temporada seis.
A desistência da dupla lusa em Oviedo, somada à vitória indiscutível da equipa catalã – que fez o pleno de pontos (vitória + melhor tempo na Power Stage), aproveitando, assim e ao máximo, o fator de multiplicação aqui aplicado – faz com que os títulos de pilotos, navegadores e até de Equipas apenas se venham a decidir no RallyRACC Catalunya – Costa Daurada, prova que irá para a estrada entre os dias 20 e 21 de outubro. Pérez fez o que lhe era pedido logo desde o início deste Rally Princesa de Asturias – Ciudad de Oviedo, quinta prova (de seis) da Peugeot Rally Cup Ibérica 2023: atacar para tentar vencer! O arranque até foi tímido, pois perdeu mais de 15 segundos para Antunes logo no primeiro troço, o mais lesto nos seus 12,79 km cronometrados, para depois ver-se neutralizada a especial seguinte devido a um acidente noutra categoria. A coisa melhorou um pouco nos 10.64 km da ES3, onde o catalão apenas perdeu 1 segundo para o seu adversário.
A luta continuou com Antunes a vencer mais um troço e Pérez a recuperar tempo aqui e ali, numa muito expectável luta a dois que viria a terminar definitivamente na ES6, troço onde o português ficou pelo caminho devido a um furo no radiador de óleo da sua máquina. Peréz respirava fundo, mas não muito, pois os seus adversários mais diretos, nomeadamente o estónio Joosep RalfNõgene, estavam a menos de uma mão de segundos e ainda havia muito rali pela frente. O reforço da liderança acontecia na ES7, onde o catalão garantiu a melhor marca, somando os pontos máximos da Power Stage, batendo as marcas registadas por Nõgene e pelo asturiano Alex ‘Sito’ Español, à altura os seus mais diretos oponentes.
A manhã evoluía animada e disputada, com múltiplos vencedores dos sete troços efetivamente disputados: Antunes ganhou três antes abandonar, tantos quantos Nögene, incluindo a SuperEspecial urbana ES8 Oviedo-Origen del Camino, ficando o restante melhor tempo para o futuro vencedor do rali. À chegada a Oviedo, Sérgi Pérez / Lorena Romero lideravam com 8,2 segundos sobre Ralf Nõgene /Aleks Lesk, eles que, por sua vez, tinham uma margem de 19,3 segundos sobre Alex ‘Sito’ Español / Esther Gutiérrez. Atrás, a 9,9 segundos de um potencial pódio, estava a dupla Raúl Hernández / Borja Odriozola, presentes neste rali como prémio da conquista do título da Rally&You Canárias Cup 2022.
Share this Post