Apesar de se ter imposto em cinco das seis provas do Campeonato do Mundo de Ralis realizadas até agora, a Toyota não pára de perseguir a perfeição, tendo realizado testes para preparar o Rali da Estónia. A equipa será localizada num ponto específico da prova báltica, onde já impôs por duas vezes o seu Yaris WRC, em 2018 e 2019. Pelo que a formação liderada por Jari-Matti Latvala quer uma repetição desses êxitos antes do Rali da Finlândia, a grande prova de verão do WRC.
Ott Tanak é o herói local mas mudou-se para a rival Hyundai, pelo que a Toyota espera poder ter o mesmo tipo de performanc com Sébastien Ogier, Elfyn Evans e Kalle Rovanpera, procurando a sua sexta vitória do ano. É por isso que a Toyota realizadou estes testes, que incidiram sobre um aspeto bem específico. “Concentramos-nos nas estradas mais pequenas e mais técnicas, que eram um pouco uma fraqueza do ano passado. Penso que parecemos melhores agora neste domínio”, adiantou Latvala.
Em 2020 Ogier foi terceiro na prova báltica, e espera que o desafio não seja mais fácil: “O Rali da Estónia é difícil de ganhar, sobretudo abrindo a estrada, mas vou fazer o meu melhor para continuar a marcar bons pontos. O terreno será certamente mais liso do que no Quénia, pelo que podemos concentrar-nos na condução e tentar encontrar os limites”, diz o Campeão do Mundo.
Ogier admite que o Rali da Estónia apresenta as suas próprias dificuldades, muito embora aprecie bastante esta prova: “É sempre difícil encontrar os limites, em estrada tão rápidas no norte da Europa, mas penso que é um desafio que cada piloto aprecia”. Com 34 pontos de vantagem sobre Elfyn Evans, o piloto de Gap não espera apenas oposição do seu companheiro de equipa, mas também de Ott Tanak e de Thierry Neuville, que depiis estará em casa e no seu elemento no asfalto de Ypres.
Share this Post