Toyota na ‘pole’ para a decisão do título do WEC

VELOCIDADE ❯ ENDURANCE E GT EDITOR EXECUTIVO

Brendon Hartley deu ai Toyota GR010 # 8 a ‘pole-position’ para as 8 Horas do Bahrain, que sábado encerraram o Campeonato do Mundo de Endurance. O neozelandês efetuou a sua melhor volta ao circuito de Sakhir em 1m46,800s, bater por 0,810s Paul di Resta, no Peugeot 9X8 # 93, que foi marginalmente melhor que Mike Conway, terceiro mais rápido na qualificação, que aos comandos do Toyota # 7 ficou a 0,938s. O quarteto da frente completou-se com o outro Peugeot, o # 94, tripulado por Gustavo Menezes. Sendo que o ponto decisivo da sessão foi quando os quatro da frente deixaram para trás do Alpibe A489 Gibson # 36 de Nicolas Lapierre. O francês e os seus colegas de equipa, André Negrão e Mathieu Vaxiviére estão empatados no comando do campeonato de pilotos com Hartley, Sébastien Buemi e Ryo Hirakawa, pelo que a corrida de amanhã irá decidir qual das formações será campeã do Mundo.

Atrás desta luta dos LMH teve lugar o duelo pela ‘pole’ em LMP2, que acabou por ser favorável a Norman Nato no Oreca 06 Gibson # 41 da Realteam By WRT, que o francês divide com o luso-angolano Rui Andrade e com o austríaco Ferdinand Habsburg. Nato realizou uma volta ao traçado de Sakhir em 1m50,330s com um segundo jogo de pneus, batendo por 0,137s Will Stevens, aos comandos do Oreca # 38 da JOTA Sport, que o britânico divide com António Félix da Costa e com Roberto Gonzalez. Stevens foi três décimas mais rápido do que Filipe Albuquerque, que colocou o Oreca # 22 da United Autosports – que partilha com Phill Hanson e Will Owen – no terceiro lugar da categoria. Para Stevens foi a quarta ‘pole’ de LMP2 este ano, conseguindo logo na sua primeira tentativa o segundo tempo. Albuquerque conseguiria ser mais rápido do que o inglês na segunda tentativa, mas acabaria por ver o seu tempo ‘apagado’ por ultrapassar os limites da posta.

Em GTE Pro Gianmaria Bruni deu ao Porsche 911 RSR # 91 a ‘pole-position’, com uma volta a Sakhir em 1m56,145s apenas na sua segunda tentativa. Isso acabou por dar ao italiano uma margem de três segundos para bater o seu compatriota Antonio Fuoco, que foi o segundo mais rápido no Ferrari 488 # 52, enquanto Michael Christensen ficou em terceiro no Porsche # 92. Ainda assim o dinamarquês obteve um ponto extra para se afastar dos eus mais diretos adversários no campeonato James Calado e Alessandro Pierguidi. Christensen e Kevin Estre podem chegar ao título da categoria sem se preocuparem onde terminam os seus rivais. Pierguidi foi apenas quarto depois de um pião, enquanto Nick Tandy foi apenas quinto no Corvette C8.R. Já em GTE AM a ‘pole’’ foi para Sarah Bovy, no Ferrari 488 da Dames, com uma volta em 1m59,186s, batendo meio segundo Ben Keating no Aston Martin da TF Sport.

Share this Post