José Maria Lopez foi o ‘triunfo’ da equipa do Toyota GR010 # 7 para confirmar na qualificação das 6 Horas de Monza a primazia que anunciara nos treinos livres. O argentino selou a ‘pole-position’ para esta terceira corrida do Campeonato do Mundo de Endurance ao realizar uma volta ao traçado transalpino em 1m35,899s, batendo por 62 milésimas o tempo efetuado por Brendon Hartley no GR010 # 8, ‘trancando’ assim uma primeira fila para a equipa de Colónia.
Lopez mostrou-se sempre no controlo do Le Mans Hybrid que divide com Kamui Kobayashi e Mike Conway, depois deste ter abandonado a sua primeira tentativa quando bloqueou as rodas do protótipo na primeira chicane de Monza. Isso significou que ‘Pechito’ Lopez só chegou à liderança da tabela de tempos na segunda metade da sessão, que se iniciara sob a liderança de Pipo Derani no Glikenhaus SCG 007 # 708. Uma segunda volta de Hartley colocaria o Toyota # 8 na frente, antes de Lopez surgir com a sua espantosa marca e ‘roubar’ a ‘pole’ ao neozelandês.
A sessão de qualificação dos protótipos foi marcada pelo acidente de Stoffel Vandoorne a três minutos, quando o belga perdeu o controlo do Oreca # 28 da JOTA Sport na saída da segunda curva de Lesmo. Quando foi retomada, Lopez liderou diante de Hartley e Nicolas Lapierre, que colocou o Alpine A480 na frente dos dois Glikenhaus. Lapierre não melhorou e isso deixou a Signatech no terceuro lugar do ‘grid’, apesar de Derani ter melhorado o seu tempo no SCG # 708 ficando a um segundo da ‘pole’.
Já em LMP2 Charles Milesi colocou na ‘pole’ o Oreca # 41 do Team WRT, depois de uma volta em 1m38,527s. Milesi, que divide o protótipo com Robin Frijns e Ferdinand Habsburg, bateu por 30 milésimas Filipe Albquerque, o segundo melhor no Oreca # 22 da United Autosports, qu edivide com Phil Hanson e Fabio Scherer. Ben Hanley foi terceiro pela Dragon Speed, à frente de Nyck de Vries no Oreca da Racing Team Nederland. Anthony Davison, colega de António Félix da Costa, conseguiu apenas o sexto lugar da grelha da categoria no Oreca # 38 da JOTA Sport.
Finalmente em GTE Pro, Kevin Estre assinou a sua terceira ‘pole-position’ consecutiva, aos comandos do Porsche 911 RSR-19 # 92 que divide com Neel Jani. O francês rodou em 1m45,412s, batendo por 85 milésimas Alessandro Pierguidi, no Ferrari 488 GTE # 51 que partilha com James Calado. Ginamaria Bruni colocou o outto Porsche oficial, o # 91, no terceiro lugar da categoria, a quatro décimas de Estre.
Share this Post