Testes para o Rali Serras de Fafe com muita chuva

ERC EDITOR

Difíceis condições atmosféricas, com chuva, pisos com lama e nevoeiro receberam os concorrentes do Rali Rali Serras de Fafe-Felgueiras-Cabreira e Boticas:para os testes de preparação para a prova da Demoporto, que pelo segundo ano consecutivo marca o arranque simultâneo dos campeonatos português e europeu da especialidade. Um evento que vai para a estrada já na sexta-feira, com a realização de uma super especial de 1,43 km no centro de Fafe. Um começo de ‘hositilidades’ que pouco tem a ver com o terreno de terra que as equipas vão encontrar e plena serra. Daí a importância destes ensaios.

Os testes simulam bem as condições que os concorrentes vão encontrar, pois as previsões meteorológicas apontam para uma elevada precipityação. No sábado, por exemplo, em que haverá uma dupla passagem por Boticas (15,05 km), Cabeceiras de Basto (10,84), Vieira do Minho (11,86 km) e Luílhas (11,86 km), nos primeiros três concelhos prevê-se queda de chuva persistente durante todo o dia. A situação melhorará, em princípio, para domingo, com menos chuva quando os pilotos fizerem a “ronde” (duas passagens) pelas classificativas de Montim (8,73 km), Seixoso (9,97 km), Santa Quitéria (9,18 km) e Lameirinha (14,83 km), que encerrará, com a “power stage”, a partir das 15h08, a parte competitiva do rali organizado pelo Demoporto.

Esta quarta-feira, várias equipas estiveram a fazer testes na região de Fafe, e não só, encontrando nos pisos de terra condições semelhantes às que, previsivelmente, se farão sentir durante a prova. Quem apanhou um valente susto, e não passou disso mesmo, foi a italiana Rachele Somaschini, que capotou o seu Citroen C3 Rally2, mas depois de substituído o para-brisas prosseguiu os ensaios no troço da Pereira. Esta quinta-feira e a manhã de sexta estão reservadas aos reconhecimentos, sendo que neste último dia haverá treinos livres (13h00/14h30), estando a qualificação, no troço de Lagoa (3,04 km), para hierarquizar a escolha da ordem de partida, agendada para as 15h00.

O Rali Fafe Felgueiras Cabreira e Boticas, prova de abertura do Campeonato Europeu FIA de Ralis e Campeonato Portugal de Ralis tem início sexta-feira, dia 11 de março, com a 1ª Secção, que compreende o Shakedown (3.04 km) às 16h30 e a Super Especial de abertura da prova, Fafe SSS1 (1.47 km), com início às 21h08. No sábado, dia 12 de março, os concorrentes arrancam às 07:20 do Parque Fechado, situado no Parque da Cidade, para a 2ª Secção da prova, composta na parte da manhã por um total de 4 especiais – Boticas 1 (15.05 km), Cabeceiras de Basto 1 (10.84 km), Vieira do Minho 1 (16.93 km) e Luilhas 1 (11.86 km) -, que terminam com o reagrupamento às 12:59 na Feira Velha, na Praça Mártires do Fascismo. Da parte da tarde tem lugar a segunda passagem pelas 4 especiais da manhã, com os concorrentes a darem entrada em Parque Fechado às 20:25. O exigente Rally Fafe Felgueiras Cabreira e Boticas tem um total de 9 especiais e 109.36 quilómetros cronometrados.

Share this Post