Sebastien Ogier espera um Rali do Japão exigente

RALIS ❯ MUNDIAL EDITOR EXECUTIVO

Sébastien Ogier espera um Rali do Japão “bastante exigente”. A prova nipónica que encerra este ano o Campeonato do Mundo, que vai para a estrada no próximo fim de semana tem um novo figurino, e o francês da Toyota não tem dúvidas de que apesar de ser em pisos de asfalto, ao contrário das edições realizadas antes da pandemia, os percursos sinuosos da região de Aichi vão colocar grandes desafios aos concorrentes. Serão 19 especiais onde Ogier e o seu novo navegador Vincent Landais estarão, teoricamente, mais à vontade que os adversários. Mas o gaulês é prudente quanto a esse estatuto, pois o percurso será uma novidade para todos os participantes.

“Estou bastante entusiasmado para o Rali do Japão. Os dois últimos anos foram uma grande deceção para mim este avento ter sido cancelado, pois era um dos pontos altos da temporada para nós pilotos da Toyota”, diz Ogier, que ganhou o último Rali do Japão em 2020. O piloto de Gap confessa-se um fã do país do sol nascente: “Adoro o país e tenho boas memórias dele. Apenas competi ali uma vez antes, mas foi uma vitória, por isso há também alguma pressão para manter o meu recorde de 100 por cento de sucesso. A prova será totalmente diferente do que era antes, apesar de, provavelmente, ser muito exigente, relativamente ao que vimos até agora. Mas gosto sempre do desafio de um rali completamente novo, onde toda a gente começa do zero e tem de adaptar-se o mais rapidamente possível. Estou certo de que a experiência vai ser especial e estou ansioso por ela”.

A perspetiva sobre a prova nipónica de Sébastien Ogier é partilhada pelos seus companheiros de equipa Elfyn Evans e Kalle Rovanpera, o novo Campeão do Mundo. Depois de ter sido sexto em Espanha o galês quer deixar outra imagem nos pisos de asfalto e terminar o ano em bom plano. “Pessoalmente a última prova em Espanha não foi das melhores para mim, mas espero poder aproveitar o Rali do Japão para encontrar algumas melhorias e preparar-me bem para o próximo ano.. Estive aqui em 2019 para o reconhecimento de algumas das especiais na área onde se disputa o rali, e do que me consigo recordar as estradas eram muito exigentes, com secções muito sinuosas e estreitas. Por isso vão haver muitas mudanças na forma como teremos de lidar com a prova”. E com os títulos de pilotos e construtores já assegurados, os pilotos da Toyota poderão estar mais à vontade para atacar sem tanta estratégia

Share this Post