Sébastien Ogier (Toyota) voltou a brilhar no Vodafone Rally de Portugal, alcançando a sua sétima vitória na icónica prova nacional e somando o 63.º triunfo da sua carreira no Campeonato do Mundo de Ralis (WRC). Com este resultado, o piloto francês reforça o seu estatuto de lenda da modalidade e contribui para a continuidade da invencibilidade da Toyota na presente temporada.
Organizado pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), o evento voltou a ser marcado por elevada competitividade e enorme adesão do público, com mais de um milhão de espetadores a acompanhar os quatro dias de competição nas regiões Centro e Norte do país.
Um veterano de excelência
Aos 41 anos, Sébastien Ogier continua a demonstrar que a idade não enfraquece a sua motivação nem a sua rapidez. Quase década e meia após vencer pela primeira vez no WRC – precisamente em solo português –, o piloto voltou a triunfar em território nacional, desta vez com uma das margens mais curtas da história: apenas 8,7 segundos de vantagem sobre o segundo classificado. “Acho que é algo de que me posso orgulhar: continuar competitivo depois de todos estes anos. O carro esteve ótimo durante todo o fim de semana. Mostrámos mais uma vez que a gestão de corrida é uma arte que dominamos”, destacou Ogier, agradecendo ainda o apoio do público.
Ott Tänak, o mais rápido mas… o mais azarado
O estoniano Ott Tänak (Hyundai) liderou grande parte da prova, vencendo 12 classificativas, mas viu a vitória escapar-lhe devido a problemas de direção assistida já na 16.ª especial. Ainda assim, garantiu o segundo lugar e mostrou-se determinado: “Hoje foi sempre no limite. Depois da deceção de ontem, ou regressava a casa com o segundo lugar ou com o volante na mão. Pelo menos o desempenho deixa boas perspetivas para o futuro.”
Pódio completo e dificuldades para os campeões
O pódio ficou completo com Kalle Rovanperä (Toyota), que confessou ter enfrentado um fim de semana difícil: “Não conseguimos encontrar ritmo. Faltou-nos velocidade e aderência. Temos de trabalhar nisso.”
Já Thierry Neuville, atual campeão do mundo, terminou em quarto lugar, seguido de Takamoto Katsuta, com Elfyn Evans em sexto. Evans, que lidera o campeonato, reconheceu os desafios enfrentados: “Estamos desiludidos com o resultado e temos de melhorar na Sardenha.”
Oliver Solberg vence no WRC2
Na categoria WRC2, o destaque vai para o sueco Oliver Solberg, que dominou do início ao fim e venceu com uma vantagem confortável sobre o francês Yohan Rossel. Solberg repetiu assim o triunfo conquistado na Suécia: “Foi um fim de semana longo. O feeling foi bom e a equipa entregou-me um carro impecável. Os fãs aqui são incríveis.”
Rossel garantiu o segundo lugar e mantém-se na liderança do campeonato da categoria. Gus Greensmith fechou o pódio do WRC2.
Taylor Gill brilha no FIA Junior WRC
O australiano Taylor Gill venceu na categoria FIA Junior WRC, resistindo à pressão do sueco Mille Johansson na derradeira etapa. Gill venceu também na classe WRC3, confirmando um fim de semana de excelência.
Armindo Araújo volta a ser o melhor português
Pela 14.ª vez, Armindo Araújo foi o melhor português no Rally de Portugal, terminando na 26.ª posição geral: “É um orgulho enorme terminar novamente como o melhor piloto nacional. Foi um rali exigente, mas impusemos um ritmo seguro e constante.”
Pedro Meireles foi o 28.º classificado e venceu a Masters Cup, enquanto Diogo Salvi (29.º) e Diogo Marújo (33.º) completaram a representação nacional entre os classificados.
Classificação Final – Top 10
Sébastien Ogier / Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1) – 3h48m35.9s
Ott Tänak / Martin Järveoja (Hyundai i20N Rally1) – +8,7s
Kalle Rovanperä / Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) – +12,2s
Thierry Neuville / Martijn Wydaeghe (Hyundai i20N Rally1) – +38,5s
Takamoto Katsuta / Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) – +1m41,9s
Elfyn Evans / Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) – +2m31,0s
Sami Pajari / Marko Salminen (Toyota GR Yaris Rally1) – +2m38,3s
Joshua McErlean / Eoin Treacy (Ford Puma Rally1) – +5m12,3s
Grégoire Munster / Louis Louka (Ford Puma Rally1) – +5m57,5s
Oliver Solberg / Elliott Edmondson (Toyota GR Yaris Rally2) – +9m15,1s (1.º Rally2)
Campeonato de Pilotos – Após o Rali de Portugal
Elfyn Evans – 118 pts
Kalle Rovanperä – 88 pts
Sébastien Ogier – 86 pts
Ott Tänak – 84 pts
Thierry Neuville – 78 pts
Campeonato de Construtores
Toyota Gazoo Racing WRT – 258 pts
Hyundai World Rally Team – 203 pts
M-Sport Ford World Rally Team – 72 pts
Classificação WRC2
Yohan Rossel – 67 pts
Oliver Solberg – 60 pts
Gus Greensmith – 40 pts
Share this Post