Saad Soulimani levou a melhor na segunda prova do Campeonato Nacional de MX que no passado fim de semana se disputou no Crossódromo Quinta da Azenha, em Lustosa. A chuva, frio e condições extremamente exigentes fizeram deste evento uma jornada de superação para pilotos e equipas, sendo que lado a lado com a caravana do ‘Nacional0, estiveram pilotos dos campeonatos regionais, sendo o evento igualmente transmitido via ‘stream’ pela Federação de Motociclismo de Portugal.
Com 29 pilotos na grelha a manga Elite foi ganha novamente pelo marroquino Saad Soulimani que desta feita liderou mesmo todas as voltas (17) da derradeira corrida do programa para dilatar a sua vantagem no campeonato. Afonso Gomes arrancou forte e foi segundo nas primeiras duas passagens, descendo depois ao quarto posto após ter sido ultrapassado por Luis Outeiro e Rúben Ferreira. O piloto de Coimbra ainda desceu ao quinto posto na quarta volta, recuperando de novo a quarto na nona passagem, não mais largando a posição até á bandeira de xadrêz, sendo igualmente o derradeiro na classificação a fechar na mesma volta que o vencedor. Luis Outeiro e Rúben Ferreira foram respectivamente segundo e terceiro, separados entre si, sendo a melhor volta em corrida assinada por Luis Outeiro.
Na classificação do campeonato Soulinani reforçou a liderança do mesmo, tendo agora oito pontos de vantagem sobre Luis Outeiro e 12 para Rúben Ferreira. Fábio Costa é o quarto na frente de Afonso Gomes. Já na corrida reservada ás MX1 Soulimani venceu na frente de Renato Silva e Luis Oliveira, dois pilotos do enduro que estiveram também em Lustosa como forma de preparação para os seus campeonatos. Luis Outeiro foi o vencedor nas MX2 na frente de Rúben Ferreira e Abel Carreiro, sendo este o primeiro pódio do piloto açoreano no campeonato, ascendendo igualmente ao degrau mais baixo do pódio no campeonato a escassos nove pontos de Ruben Ferreira, o primeiro na frente de Joseph Dark. Com a vitória agora conseguida Outeiro é quarto na geral da classe.
Nos Júniores foi Fábio Costa quem venceu na frente de Afonso Gomes, o vencedor da primeira do ano realizada no Alqueidão que desta feita ocupou a posição intermédia do pódio na frente de Martim Espinho. Afonso Gomes mantém a primeira posição no campeonato, com 11 pontos de vantagem sobre Martim Espiho, este empatado com Francisco Salgueiro.
Parte integrante do programa da prova estiveram em pista pilotos do Regional Pitbikes e Regional MX Pentacontrol. Nas Pitbikes o vencedor no somatório de ambas as mangas foi Márcio Ferreira na frente de Alberto Gonzalez e Indalécio Trindade, todos eles aos comandos de máquinas da classe Open.
Na Promoção foi Leandro Rodrigues o vencedor face a Bruno Barreto; Justino Gonçalves subiu ao degrau mais alto do pódio nos veteranos na frente de Bruno Cruz e Marco Barbosa e João Vidal foi o primeiro nos ‘hobby’ seguido por Carlos Monteiro. Na Promoção MX quem venceu ambas as mangas e a geral foi Diogo Parente, tendo como companheiros de pódio Ruben Neves e Fábio Mendes. Na Elite deste Regional Pentacontrol foi Francisco Salgado o primeiro na frente de Paulo Lopes e Luis Salustiano.
Share this Post