Renault e Google trabalham em veículo de futuro

MERCADO ❯ INOVAÇÃO EDITOR EXECUTIVO

O Grupo Renault e a Google aceleram para desenvolver o veículo do futuro e a transformação digital do grupo. Assim a colaboração vai reunir o melhor do mundo automóvel e digital, para oferecer novos serviços on-demand e permitir atualizações contínuas sobre veículos, com base na colaboração existente que abrange o sistema operativo Android Automotive e as tecnologias de nuvem do Google. O Google torna-se o fornecedor preferido do grupo e a colaboração, iniciada em 2018, e a colaboração será alargada como parte da transformação digital do Grupo Renault

O Grupo Renault e Google uma nova etapa na sua parceria, com a assinatura de novos contratos que abrangem a conceção e implementação da arquitetura digital do “Software Defined Vehicle” e o reforço da digitalização do grupo. Com estes novos acordos, os dois parceiros vão desenvolver um conjunto de componentes de software dedicados à plataforma “Software Defined Vehicle”, tanto a bordo como na periferia do veículo, aprofundando as sinergias e utilizações no contexto da estratégia “Move to Cloud” do grupo. Esta colaboração em 1 loud computing, iniciada em 2018, está agora a acelerar para criar um verdadeiro gémeo digital (Digital Twin), equipado com as mais avançadas tecnologias de Inteligência Artificial (IA), para facilitar a integração contínua de serviços no veículo e a criação de novas aplicações in-car (In-Car Services) ou aplicações on demand. Em última análise, transformará todo o seu modelo operacional para ganhar agilidade, desempenho e rentabilidade.

“A complexidade da arquitetura eletrónica dos automóveis está a aumentar exponencialmente, impulsionada pela sofisticação das funcionalidades e serviços esperados pelos clientes. Com uma plataforma informática partilhada, atualizações contínuas e acesso simplificado aos dados dos automóveis, a abordagem SDV desenvolvida em parceria com a Google transformará os nossos veículos em mais objetos tecnológicos. Isto aumentará o valor residual e a retenção pós-venda, que são dois fatores-chave do nosso desempenho financeiro, e contribuirá para a implementação da carteira de novos serviços. Finalmente, a nossa parceria estratégica com a Google permitir-nos-á acelerar a nossa transformação digital de ponta a ponta, desde a conceção do automóvel ao fabrico, até ao lançamento no mercado, e, em última análise, fornecer valor aos nossos clientes. Com a Google, estamos a ir além da simples cooperação: dois campeões, um em software e outro em mobilidade, estão a unir forças para criar as tecnologias de mudança do futuro”, refere Luca de Meo, CEO do Grupo Renault.

Share this Post