A Ralliart – a conhecida divisão de competição da Mitsubishi – deverá brevemente ser relançada para um regresso ao mais alto nível. Isso mesmo foi confirmado pela administração da marca dos três diamantes. Isto depois de um abandono do desenvolvimento do programa que tantos êxitos deu aos famosos Lancer Evolution nas suas mais diversas geralões.
Pela voz do seu presidente, Takao Kato, a Mistubsihi fez saber que o regresso tem por fim dinamizar a imagem da marca japonesa: “Para que os clientes desejem descobrir o nosso universo lançaremos acessórios sob encomenda para a nossa gama de modelos. Além disso vamos reintegrar eventos da competição automóvel pelo mundo inteiro”. Quais eventos? O mesmo responsável não avançou, sendo que antes da sua atual Aliança com a Renault e a Nissan a marca destacou-se entre 1990, tanto nos ralis como no todo-o-terreno, nomeadamente no ‘Dakar’, sob o impulso do antigo piloto Andrew Cowan.
Inicialmente sobe a denominação de Andrew Cowan Motorsport, rapidamente a estrura se transformou em Ralliart Europe e com o implacável Tommi Makinen conquistou quatro títulos mundiais de ralis entre 1996 e 1999. As versões WRC do Lancer continuaram a ‘dar cartas’ até à retirada do construtor japonês no final de 2005. No Dakar e no todo-o-terreno em geral a Mistubishi não compete desde 2009, mas conta com um total de 12 vitórias em 26 anos.
Share this Post