Jonathan Rea regressou às vitórias ao impor-se na primeira corrida do fim de semana do Campeonato do Mundo de Superbike em Phillip Island. O britânico da Kawasaki mostrou-se muito superior aos seus adversários nas condições difíceis em que se disputou a prova e que obrigou a uma troca estratégica de pneus. Rea foi um dos primeiros a parar para mudar os Pirelli da sua ZX RR e tirou bom partido disso mesmo para regressar à pista no comando. Na primeira fase da corrida Toprak Razgatlioglou ainda apoquentou o piloto da Kawasaki, depois de suplantar o primeiro líder da prova, o recém-coroado campeão do Mundo Alvaro Bautista. Mas bastaram duas voltas para ‘Johnny’ Rea passar para a frente.
Depois Alex Lowes imitaria o seu companheiro de equipa e passaria Bautista e Razgatlioglou. Depois o segundo piloto da Kawasaki atacaria mesmo o seu ‘chefe-de-fila’ e chegaria à lideramça. Nesta fase da corrida o piso já se apresentava seco, e a ida às boxes tornou-se inevitável. E a uma dezena de voltas do fim Rea e Razgatlioglou pararam e trocaram os pneus, com o britânico a optar por ‘slicks’. Uma jogada que acabaria por ser decisiva para que chegasse à vitória. ‘Jonhhy’ era 10º quando Bautista parou nas boxes, mas não tardou a que Rea ganhasse posições sobre posições, chegando ao comando no espaço de cinco voltas quando Kyle Smith estava na frente e o piloto da Kawasaki o deixou para trás.
O sol brilhava em Phillip Island e o momento decisivo seguinte foi quando Razgatlioglou ganhou o segundo posyto a Smith. No processo o turco da Pata Yamaha fazia a volta mais rápida. Lowes imitaria Toprak ao ascender ao terceiro posto, em que terminaria com a segunda Kawasaki oficial. Na segunda Pata Yamaha Andrea Locatelli seria quarto na frente de Alvaro Bautista, que ao ser o último homem da frente a parar para trocar de pneus seria o mais prejudicado, levando a melhor das Ducati apenas ao quinto lugar final. Garret Gerlott, na Yamaha da GRT, Axel Bassani, na Ducati Panigale da Motocorsa, Xavi Vierge, na melhor das Honda, Loris Baz, na melhor das BMW, e Tetsuta Nagashima, na segunda Honda oficial, completaram o lote dos dez primeiros.
Share this Post