Rali Dakar muda 88% do percurso para 2022

RALIS ❯ TODO-O-TERRENO EDITOR EXECUTIVO

A 44ª edição do Rali Dakar será maioriatriamente passada nas areias da península arábica, pois 80% das pistas serão novas em relação à prova deste ano. No evento que terá lugar entre 2 e 14 de janeiro de 2022 continuará a terá um trajeto cem por cento em território saudita, ligando Jeddah, junto ao Mar Vermelho e Ha’Il, passando pela capital Riade, onde terá lugar o dia de descanso. Esquecido na primeira edição do ‘Dakar’ na Arábia Saudita em 2020, pois a prova concentrou-se no norte do país, esta gigantesca zona desértica e arenosa, será atravessada desde os primeiros dias do evento.

“Vamos entrar no grande quarteirão britânico. Dunas e grandes espaços serão os mestres da 44ª edição. Haverá três etapas traçadas inteiramente na areia e cruzando as dunas”, garante David Castera, o diretor da prova. Sendo que o ex-motard nem se refere ao facto do regulamento evoluir para reequilibrar as performances entre os buggy de duas rodas motrizes como os BRX Hunter e os 4×4 como os Toyota Hilux Overdrive e Mini 4All Racing JCW. Estes beneficiarão de pneus de 37 polegadas com um curso de suspensões de 350 milímetros e vias com 2,30 metros de largura, de modo a conseguirem cifras idênticas aos buggy. Em contrapartida a performance dos 4×4 será reduzida.

Para os veículos T3 – como os SSV Overdrive, OT3, Yamaha e Can-Am – será possível juntar uma caixa de velocidades de competição, aumentar a velocidade máxima limite para 140 km/h (contra os 130 km/h) e alargar os restritores de ar em 2 milímetros.

Share this Post