Rali da Suécia muda-se mais para norte

RALIS ❯ MUNDIAL EDITOR EXECUTIVO

O Rali da Suécia pode ter sido cancelado em 2021 devido à situação de pandemia, e substituído pelo Rali do Ártico, na Finlândia, mas os responsáveis pela prova sueca já pensam na futura edição do evento e anunciaram uma mudança de localização, mais para norte, para a região de Umeä. Uma cidade costeira junto ao Mar Báltico, a 600 quilómetros da capital Estocolmo, sendo um local com grandes tradições desportivas, sendo nomeada como a cidade mais desportiva da Suécia duas vezes nos últimos três anos.

Foram 12 meses de pesquisa dos organizadores do Rali da Suécia que levaram à escolha de Umeä, como fez questão de salientar o seu responsável máximo. “É mais seguro ter neve mais a norte, pois é um requisito básico para o evento, sendo que isso foi fulcral na decisão”, fez saber Glen Olsson, que salienta: “Ostersund e Lulea também representavam fortes propostas, e acima de tudo um grande empenho, nas no geral Umeä foi u conceito mais atrativo para o Rali da Suécia”.

A reguão escolhida permitiu conceber 15 especiais de classificação diferentes num raio de 50 quilómetros da cidade, que anteriormente já foi escolhida para prova dos campeonato sueco de ralis. Desde que o Rali da Suécia faz parte do WRC (1973), a prova tem estado baseado na região de Värmland, e por isso Olsson diz que é um pouco “triste” ter deixado aquela região ao fim de tantos anos. Também significa que se diz ‘adeus’ a Colin ‘s Crest – o famoso salto em homenagem ao antigo campeão do mundo escocês.

Share this Post