A Kia Cup GT esteve ao rubro no Autódromo Internacional do Algarve, com duas animadas corridas que tiveram em Alex Areia, Manuel Alves, Pedro Pinto e Gonçalo Inácio os principais ‘heróis’. Confrontos onde os Kia Ceed e os Picanto GT foram ‘atores’ de momentos de grande competitividade. Na primeira corrida, disputada com o piso molhado, Alex Areia saiu da ‘pole’ mais foi ultrapassado por Pedro Alves. Só que o piloto da Speedy Motorsport recuperou o lugar ainda no decorrer da primeira volta para não mais o largar e celebrar, assim, o primeiro triunfo da carreira ao volante do Kia Ceed GT.
Mais atrás, Manuel Gião, que saiu de último entre os Ceed para esta corrida, chegou à travagem para a curva 1 nos lugares do pódio e viria a ultrapassar Pedro Alvesno no exato momento em que a jornada foi interrompida com a entrada do safety-car. Um passo que viria a revelar-se decisivo, já que seriam estas as posições do pódio da categoria Pro no final da corrida. Francisco Carvalho foi quarto, à frente de João Aguiar-Branco e do estreante Luís Cidade.
Na categoria Júnior, Pedro Pinto foi declarado vencedor após a penalização de 10 segundos sofrida por Manuel Alves, que esteve em grande plano. Isto porque o jovem piloto da Veloso Motorsport realizou uma ultrapassagem com o ‘safety-car’ em pista. O mesmo sucedeu com Tomás Guedes (Júnior), Luís Lourenço (Club), Manuel Rodrigues dos Santos (Club) e André Regueiro (Club). O pódio da Júnior foi então completado por Gustavo Júnior Moura e Orlando Batina, de regresso aos lugares a que nos habituou. Já na categoria Club, Gonçalo Inácio aproveitou da melhor forma a pole-position obtida no sábado para vencer a primeira corrida de 2021. Bateu Francisco Coutinho e André Regueiro, que assim compuseram o pódio.
Na segunda corrida Alex Areia voltou a sair na frente entre os Ceed, e repetiu igualmente uma má partida que o fez cair para o terceiro posto. Manuel Gião provou estar muito rápido e colou-se na frente, diante de Pedro Alves, Alex Areia e Luís Cidade. Só que Areia passou Alves e foi em busca de Gião, mas acabou por cometer um erro que o fez cair para o quarto Num final de loucos, recuperou até segundo e ainda teve tempo de realizar a volta mais rápida, enquanto Pedro Alves conseguiu segurar o estreante Luís Cidade atrás de si, apesar dos intentos deste. No entanto Cidade viria a ser penalizado em 30s pelo Colégio de Comissários Desportivos, com Francisco Carvalho a assumir o quarto posto e João Aguiar-Branco o quinto. Para Giã o triunfo teve um sabor ainda mais especial por tratar-se, também, da primeira vitória da sua nova estrutura — a MG Competição. Carvalho e Aguiar-Branco fecharam a classificação dos Pro.
Na categoria Júnior, Pedro Pinto deixou vincada a sua rapidez e o mesmo pode ser dito de Gustavo Júnior Moura, segundo classificado e autor da volta mais rápida da classe. No terceiro posto, Orlando Batina voltou a estar a um grande nível, travando uma animada batalha com Manuel Alves pela derradeira posição do pódio. Já na categoria Club o destaque vai para Gonçalo Inácio, que sai de Portimão com duas vitórias. No segundo posto terminou o estreante Francisco Matos Gil, Francisco Coutinho foi terceiro.
Concluída esta primeira prova da época, o Kia GT Cup regressa às pistas no fim-de-semana de 10 e 11 de Julho. Desta feita, para mais duas corridas que terão lugar no Circuito do Estoril.
Share this Post