Quantron aposta na eletrificação com o Cizaris

Uncategorized EDITOR

A Quantron, um novo construtor de autocarros, é o mais recente ‘player’ no seu segmento, apostado claramente num veículo zero emissões. Ou seja; optando pelo transporte de passageiros em modo elétrico. Trata-se de um modelo de 12 metros que utiliza tecnologia de baterias de iões de lítio, numa parceria com a CATL – o maior produtor de baterias do mundo, combinando e eficiência de um sincronizador central para assegurar uma propulsão fiável com um raio de autonomia de 370 quilómetros. A empresa revelou a sua nova proposta na sua sede em Agusburg – fundada apenas em 2019 –, concebida com a colaboração da empresa asiática EV Dynamics.

Segundo o fabricante germânico o novo Cizaris representa a entrada da Quantron num segmento pioneiro, mas que na sua opinião é a tendência mais importante no mercado dos transportes, respondendo à diretiva europeia sobre ‘Veículos Limpos’. Ao fazê-lo, os designers da marca desenharam o autocarro numa plataforma que já provou centenas de vezes no maior mercado de autocarros elétricos do mundo que se situa na Ásia. A imagem do Cizares reflete também a linguagem de design da Quantron e os seus valores, num veículo com capacidade de 24 ou 35 lugares – conforme a versão e dependendo da potência das baterias. Mas há espaço para expandir ara 81 ou 95 passageiros. O acesso dos mesmos faz-se por uma porta com 1,200 metros de largura, com passagem larga entre os dois eixos, que permite adotar uma terceira porta. A área frontal possui um piso rebaixado, de modo a facilitar a entrada. Sendo que o novo autocarro está também dotado de toda segurança exigida, incluindo sistemas como o ABS/SR, EBS 5.0, e ECAS. Isto para além de proteção anti-incêndio com célula de segurança dos módulos das baterias e outros componentes de alta voltagem.

O novo Quantron Cizaris também adota um moderno e evoluído sistema de climatização de 33 kW, que inclui filtros anti-virais, bem como uma cabine isolada para o condutor, entre o equipamento disponível, consoante o mercado em questão. O posto de condução é montado numa plataforma elevada, a partir do qual o condutor beneficia de um amplo ânguilo de visão e também de um banco ajustável e programável. A coluna de direção é também ajustável em duas direções. O ‘cockpit’ segue o princípio ‘Menos é Mais’, pois adoa comandos muito simples e funcionais, com um painel muito simplificado. Do lado direito do volante há os vários níveis de recuperação, que podem ser usados para selecionar a potência da recuperação de energia pela travagem (três níveis), bem como uma câmara traseira. Um painel totalmente digital fornece a informação de todas as funções importantes, que pode ser melhorada com monitores de alta resolução. O interior também beneficia de um revestimento elaborado em alumínio e luz lateral, bem como LED montados tranversalmente. A cor dos mesmo pode ser mudada a pedido.

Share this Post