Provas à chuva “marcantes” para Tiago Ribeiro

NACIONAL EDITOR

Tiago Ribeiro sente uma profunda satisfação pelo seu desempenho no Campeonato Legends, sobretudo após uma temporada tão complicada pelos constrangimentos decorrentes da situação de pandemia e, sobretudo pela conquista do título nos L2000. Apesar de algumas adversidades, nomeadamente aquando da última prova da temporada, tornaram a conquista ainda mais importante para o piloto do Honda Integra. “Os problemas encontrados tiveram origem em Portimão. Aí conseguimos, com pneus de chuva de qualidade muito inferior, ficar em segundo e primeiro”, começa por dizer.

O piloto refere que na derradeira jornada do campeonato as condições também eram diferentes: “Com um asfalto completamente diferente no Estoril os pneus corretos têm um ‘grip’ muito superior comparativamente a Portimão. Como decidimos não fazer o investimento por uma questão de contenção de custos fiz simplesmente uma das corridas mais frustrantes que tenho na memória”. Tiago Ribeiro duz mesmo que na primeira corrida não conseguia manter os seus adversários atrás de si, “dada a total ausência de aderência”. E sublinha: “Dado que a pontuação valia mais 50 por cento que a pontuação normal vi os meus adversários aproximarem-se em termos pontuais, pois apenas havia conseguido o sexto lugar na primeira prova”.

“Tive assim de fazer o investimento que tinha evitado até então, e no sábado vi-me obrigado a fazer alguns quilómetros extra para ir buscar os pneus corretos. Para a segunda, e já devidamente ‘calçado’ – mesmo que sem qualquer ajuste no carro, tirei quase quatro segundos ao melhor tempo da primeira corrida na primeira volta lançada. Parecia que estava a conduzir em piso seco”, recorda o piloto do Honda Integra, que largando de 10º para o segundo confronto chegou à liderança dos L2000 e ao segundo posto dos L99 em três voltas. “As três provas à chuva em que utilizamos pneus com menor performance foram marcantes na classificação final nesta categoria. Tentaremos fazer melhor em 2021”, concede.

Tiago Ribeiro agradece à MartinsSpeed, e em especial a Luís Pedro Martins, a conquista do título nos L2000, “pelo seu espírito combativo e guerreiro”, nem como aos patrocinadores. O mesmo sucedendo com os seus mais diretos adversários, “por quer dentro quer fora das pistas tivemos sempre uma relação fantástica, aberta e de grande respeito”, salientando ainda “o ambiente único que viveu partilhando as mesmas boxes com o Sérgio Pinto e o Hugo Branquinho, sempre disponíveis e prestáveis”.

Share this Post