Depois das seleções masculinas de Portugal terem subido posições no final do penúltimo dia dos International Six Days of Enduro (ISDE), o encerramento da mais antiga prova organizada pela Federação Internacional de Motociclismo confirmou um lugar entre as dez melhores para a equipa lusa, entre as que estiveram presentes em Rivanazzano Terme. Os séniores portugueses fecharam a prova no quinto posto, os Júniores no 10º lugar e as Senhoras na fantástica quarta posição que ocuparam ao longo de quase toda esta edição 95 da competição que ao longo da sua história esteve por três vezes em Portugal (1999, 2009 e 2019).
No derradeiro dia de competição – reservado á realização do motocross final e á tradicional consagração dos vencedores – foram vários os lusos que brilharam de forma individual. Luis Oliveira esteve na liderança na fase final da sua manga final mas acabou por fechar na quinta posição depois da forte concorrência ter reagido na segunda metade da corrida. Juntamente com Diogo Ventura e Rui Gonçalves, ambos com prestações regulares neste derradeiro dia, fecharam esta participação no quinto posto final, um resultado que desde o primeiro dia ficou marcado pelo abandono inesperado e prematuro de Gonçalo Reis. Nos Juniores o regresso aos dez primeiros foi a resposta dada pela jovem equipa no final do quinto dia e no fecho da competição e hoje ameaçaram mesmo chegar ao nono posto final. Gonçalo Sobrosa, Renato Silva e Rodrigo Luz nunca baixaram os braços e ficaram a escassos segundos dos belgas, registando ambas as equipas um ‘espaço’ de curtos 11 segundos após seis dias de competição.
Nas Senhoras Joana Gonçalves voltou a estar na linha da frente – aproveitando também toda a sua experiência de motocross – e fechou a corrida final no quarto posto. Rita Vieira foi a 12ª classificada e Bruna Antunes viu novamente o azar afectar a sua corrida quando a corrente de transmissão da sua moto cedeu bem perto do final. Mesmo assim o trio feminino fechou a prova no quarto posto.
Globalmente as seleções voltaram a estar em plano de evidência e todas elas se colocaram entre as dez melhores presentes após uma prova muito dura e onde a equipa IS3 Team Portugal terminou na sua totalidade com Fernando Sousa, Fernando Sousa Jr. e Frederico Rocha a colocarem as suas motos no parque fechado final da prova. Em ambiente de festa foram consagrados os vencedores desta edição 2021 depois de um ano de não-realização dos ISDE devido á pandemia.
Share this Post