Salvador e Aloísio juntos na Porsche Challenge Sprint

VELOCIDADE ❯ ENDURANCE E GT EDITOR EXECUTIVO

Com uma longa tradição nos ralis, a The Racing Factory vai agora ‘abraçar’ um novo projeto nas pistas, alinhando na Porsche Spriint Challene Ibérica. E com esta forte dupla aos comandos de um Porsche 991 GT3 Cup a estrutura de São Paio de Oleiros tem fundadas ambições em bons resultados. O piloto de Chaves tem um palmarés na velocidade que fala por si, pelo que o ‘patrão’ da The Racing Factory espera tirar dividendos da experiência de Salvador nos circuitos, onde alcançou muitas vitórias e vários títulos.

Aloísio Monteiro explica que este ‘salto’ para a velocidade dá corpo ao “conceito estratégico” que a Tge Racing Factory sempre aprovou e que está a implementar. “O projeto esteve para arrancar na época passada, mas a situação pandémica e a guerra, bem como a necessária contenção económica, forçou-nos a adiar para este ano a nossa entrada na modalidade”, frisa aindda o CEO da equipa. Para o responsável da The Racing Factory a escolha da Porsche Sprint Challenge Ibérica dá-se “por ser uma competição internacional com a chancela oficial da marca e por termos seguido com interesse o desenvolvimento bem sucedido que a GT3 Cup, organizada pela P21, ostentou nos dois anos anteriores. No entanto, não colocámos de lado o nosso programa na velocidade ser alargado a outras competições, caso nos apareçam projetos que consideremos interessantes”.

Pedro Salvador é um dos mais bem sucedidos pilotos nacionais das últimas duas décadas, com mais de uma dezena de títulos conquistados na Velocidade e na Montanha, tendo, em 2022, vencido as duas corridas do programa da prova final da GT3 Cup, no Estoril, época em que registou vitórias em várias modalidades. Para o flaviense assinar pela The Racing Factory para estar na Porsche Sprint Challenge “é uma honra. Foi um convite que partiu do Aloísio e que era irrecusável, sobretudo por saber os pergaminhos que a equipa tem. É uma estrutura vencedora e, obviamente, isso dá-nos muita responsabilidade. Estou também muito feliz por estar de regresso à velocidade e, particularmente por ser com uma marca e um carro que gosto bastante”. Quanto às expectativas para o programa competitivo que está prestes a arrancar, Salvador assume que “mesmo sendo uma aventura nova para a equipa, só poderia encarar este desafio com muita ambição. O profissionalismo da The Racing Factory e a forma como sempre encaro as corridas, exige de mim que lute pelos melhores resultados, tudo fazendo para devolver a confiança com sucessos”.

“Acho que ter o Pedro Salvador na estrutura vai ser uma mais-valia para todos nós, pois a sua longa experiência e o seu palmarés vão ajudar a TRF a entrar bem na velocidade”, sublinha Aloísio Monteiro, que destaca ainda: “Para além do fabuloso piloto que é, vai-nos ajudar a conhecer o ambiente e a aprender como se deve fazer bem na velocidade. Também, particularmente, estou ansioso por aproveitar a sua longa experiência para me ajudar a evoluir como piloto na velocidade. Estou muito agradecido ao Pedro por ter aceite este nosso desafio”. Para Portimão os objetivos são claros. “Terei como objetivo pessoal rodar, aprender e fazer tudo para terminar as corridas, sem pressão de resultados. Já do Pedro, espero que nos dê a primeira vitória da The Racing Factory na velocidade e, se possível, logo com um duplo triunfo!”.

A nova competição ibérica oficializada pelo construtor de Estugarda, sucede à GT3 Cup e admitirá os Porsche 997.2 GT3 Cup e 911.1 GT3 Cup, bem como os 991.2 GT3 Cup. Cada jornada terá duas sessões de Treinos Livres e duas de Qualificações com a duração de 30 minutos, antecedendo duas corridas, que terão a duração de 28 minutos + 1 volta. O calendário incluirá 6 datas, arrancando já no fim-de-semana de 14 a 16 de abril, no Algarve, dentro do programa das corridas de suporte do WEC (Mundial de Endurance), avançando nos dois meses seguintes para o país vizinho, com as provas de Motorland Aragón, em maio, e de Navarra, em junho. Em julho, seguir-se-á a jornada do Estoril, antes da reta final, projetada para Jerez de La Frontera, em setembro e o encerramento, em outubro, no circuito de Valência. É provável que venha a ser acrescentada uma sétima prova ao calendário atual.

Share this Post