Paulo Anselmo e Pedro Dias da Silva iniciaram a sua colaboração no Campeonato Sul de Ralis e no Desafio Kumho Sul com um terceiro lugar na Divisão 2 da competição dedicada aos pneus coreanos distribuídos pela ASR Tyres. No Rali Flor do Alentejo – Cidade de Serpa a dupla do BMW 361i. Chegaram a estar na discussão pelo segundo posto e queriam sobretudo entrar no ritmo da competição dos melhores carros com duas rodas motrizes desde o começo da prova. E a verdade é que conseguiram, pois se o líder da Divisão 2 Kumho Sul se mostrou inacessível, um lugar no pódio acabou por estar no ‘radar’, acabando por ser decidido por somente nove segundos.
Isto apesar de piloto e copiloto praticamente só se terem conhecido neste evento. Pelo que o começo da prova foi um pouco a ‘apalpar terreno’: “entrei no primeiro troço na expetativa de saber como seriam as notas dadas pelo meu novo navegador, pois pessoalmente só o conheci na sexta-feira antes do rali. E também para perceber como se iria portar o carro, uma vez que era o primeiro troço de terra e já não conduzia um carro de tração traseira neste tipo de terreno desde 2016”.
Não obstante as limitações e as novidades, Paulo Anselmo foi subindo de andamento de forma progressiva. “Nos primeiros dois troços não explorei o máximo que podia o carro. No terceiro troço, na segunda passagem por Brinches, íamos tentar ser mais rápidos devido à confiança no conjunto. Porém um dos amortecedores de trás não quis colaborar e cedeu, embora fosse novo”, explicou o piloto do BMW.
A prioridade da equipa foi mitigar os danos, mas isso acabou por não ser possível. O que condicionou a prestação nas últimas classificativas da prova alentejana, como refere Paulo Anselmo: “Tentamos resolver o problema na passagem pela assistência, mas o pouco tempo que tínhamos não nos permitiu fazê-lo. E acabamos por ir para as últimas especiais adotando um ritmo rápido, mas tirando o pé nas zonas mais sinuosas”.
“O objetivo principal foi cumprido, que era divertir-nos e terminar a prova com uma boa classificação. Obrigado a toda a minha equipa – a Paulo Anselmo Competições – e ao meu novo navegador, o Pedro Dias da Silva, que esteve muito bem”, remata Pedro Anselmo que nas contas do Campeonato Sul de Ralis foi quarto nas duas rodas motrizes, alcançando um excelente terceiro na Divisão 2 do Desafio Kumho Sul, resultados que são “muito motivadores e uma recompensa para todo o esforço que a equipa fez ao longo do rali. Dá-nos alento para enfrentar a época e ambicionar estar na luta pelas posições de destaque”.
Share this Post