Opel Astra Eletric ‘bestseller’ nos compactos

NOVIDADES EDITOR

O novo Opel Astra Eletric já ganhou estatuto. Na mais recente geração do modelo de Russelsheim, também disponível como elétrico alimentado a bateria pela primeira vez é uma estreia, como estreia é também a variante Sports Tourer Electric é a primeira station wagon elétrica de um fabricante alemão, sendo que um dos argumentos que traz ao mercado é o seu desempenho de topo, anunciando 270 Nm de binário, uma autonomia máxima de 416 km (WLTP1) e uma velocidade máxima de 170 km/h. Isto sem perder de vista que é uma oferta abrangente, pois a versão elétrica alimentada a bateria alarga a gama de propulsores. O comportamento e o prazer de condução também não foram esquecidos nesta nova proposta.

Trata-se de um capítulo inovador aquele que o novo Astra atravessa agora, sendo que este ‘bestseller’ entre os modelos compactos foi recentemente eleito vencedor do prémio “Golden Steering Wheel 2022. Tudo muito por culpa do conceito ‘Greenovation’ da mobilidade’. Aliando isso ao design arrojado e puro e à performance proporcionada pelo. motor elétrico com 115 kW/156 cv de potência e ao seu poderoso binário máximo de 270 Nm, ambos disponíveis logo ao primeiro toque no pedal do acelerador, garantindo arranques rápidos e uma aceleração convincente. E enquanto muitos outros automóveis elétricos estão limitados a 150 km/h ou 160 km/h, o novo Astra Electric tem uma velocidade máxima de 170 km/h. Dependendo das preferências de condução, os condutores do Astra Electric podem escolher entre três modos: Eco, Normal e Sport.

A energia é armazenada numa bateria de iões de lítio de 54 kWh. As 102 células de bateria estão alojadas em 17 módulos e asseguram que o novo Astra Electric pode percorrer até 416 quilómetros sem emissões locais de acordo com as normas WLTP1 Os engenheiros atribuíram grande importância a uma disposição eficiente e foram capazes de assegurar uma autonomia exemplar com uma bateria de tamanho compacto. O novo Astra Electric requer apenas 12,7 kWh de eletricidade por 100 quilómetros (14,9 kWh de acordo com as normas WLTP3), tornando-o não só um veículo perfeito e eficiente para uso diário. Os valores preliminares determinados segundo o World Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP), implicam um novo procedimento de teste mais realista que substitui por completo o New European Drive Cycle (NEDC). Outro argumento é a sua racionalidade. Pois mesmo quando o Astra elétrico a bateria precisa de ser recarregado, essa necessidade representa apenas um pequeno “pit stop” num ponto de carregamento.

O Astra Electric pode ser carregado até 80 por cento da capacidade da bateria em cerca de 30 minutos numa estação de carga rápida de 100 kW de corrente contínua. Além disso, o Astra totalmente elétrico está equipado de série com um carregador de bordo trifásico de 11 kW para utilizar uma wall box doméstica. As baterias estão eficientemente alojadas na parte inferior da carroçaria e por isso não se perde espaço para passageiros e bagagem no interior. Mesmo com os bancos traseiros na sua posição normal, o Astra Sports Tourer Electric oferece 516 litros de espaço na bagageira e com estes rebatidos, a capacidade aumenta para 1.553 litros. Outra vantagem: A posição baixa da bateria também dá ao Astra Electric e ao Astra Sports Tourer Electric uma postura segura e sólida em estrada, como é típico na Opel.

Share this Post