Novo Dacia Spring apresentado no Porto

MERCADO ❯ LANÇAMENTOS EDITOR EXECUTIVO

O Dacia Spring chegou oficialmente a Portugal, tendo a sua apresentação oficial ocorrido na cidade do Porto. Depois do Duster ter ‘abanado’ o mercado, já que se tornou no SUV mais acessível do mercado, chegou agora a vez da marca surgir com um modelo tem na eletrificação total um dos seus principais argumentos. É uma novidade na gama Dacia, muito embora não o seja no seio do Grupo Renaul ou na Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. A marca classifica mesmo o Sprint como uma verdadeira r-EV-olução, pois apesar de ser um SUV totalmente elétrico é proposto a partir de uns imbatíveis 16.800 euros.

Claro que o preço não será o único argumento do Spring. A estética também o é. Pois aproxima-se mais dos crossvers que já vimos na Renault e mostra uma vocação muito mais citadina do que o ‘irmão’ Duster. As óticas esguias, as luzes LED, os grupos óticos auxilares onde se inserem os indicadores de direção e as luzes mínimas de presença, com as luzes traseiras a serem muito familiares ao que já vimos em modelos como o Clio ou o Captu, sendo que a secção dianteira não prescinde da grelha fechada e os padrões em 3D, onde se aloja a tampa do carregador e pode ser aberta através do habitáculo. Este SUV elétrico está disponível com uma versão de lançamento com um excitante “pack” colorido: espelhos, barras de tejadilho, acabamentos das portas e as molduras das entradas de ar são em laranja ou com apontamentos no mesmo tom.

No interior, os revestimentos dos bancos, assim como as molduras das saídas de ventilação e do ecrã multimédia, também são em laranja, enquanto os painéis das portas são em cinzento brilhante. O espaço a bordo é um dos pontos positivos do Spring, onde para além permitir viajarem cinco adultos, tem 23,1 litros de volume de arrumação, divididos entre o generoso porta luvas, as bolsas nas portas e um compartimento na consola central. A bagageira oferece o maior espaço de carga do segmento: 270 dm3 VDA (excluindo o espaço sob o piso reservado para a opcional roda suplente) / 290 litros. Cifras mais habituais no segmento acima. O banco traseiro pode ser rebatido para reforçar a modularidade. Assim, a capacidade sob a chapeleira pode chegar aos 620 litros.

Disponível em determinadas versões, o sistema multimédia Media Nav inclui um ecrã tátil de sete polegadas, navegação, rádio DAB (digital), compatibilidade sem fios para Apple CarPlay e Android Auto, Bluetooth, ligação USB e saída Auxiliar. A ativação do sistema de reconhecimento vocal (através do smartphone) está localizada no volante. Com este, pode ativar por voz e controlar os sistemas iOS ou Google do seu smartphone.

Sendo cem por cento elétrico, coloca-se a questão sobre a autonomia deste novo SUV da Dacia. Nesse particular o Spring promete 230 km e ciclo WLTP combinado ou 305 km em ambiente completamente urbano, sendo que é proposto em três versões; uma é de venda para clientes particulares, com pré-encomendas que começaram em março e com as primeiras entregas previstas para o outono de 2021; Uma versão para empresas, já disponível para o mercado de rent-a-car, frotas e empresas dedicadas ao car-share (partilha de automóvel); e uma variante comercial “cargo”, sem bancos traseiros, que é a solução ideal para as entregas de último quilómetro e que será lançada no início de 2022.

O Dacia Spring é carregado através de uma ligação colocada atrás do logo da Dacia na grelha dianteira. O comando que permite abrir a portinhola de acesso encontra-se no habitáculo, por baixo do volante. Quando ligado à corrente, a instrumentação do Novo Spring mostra as seguintes informações: indicador de carga ativa, a percentagem de carga no momento, o tempo até ao final do carregamento e a autonomia disponível em quilómetros, em função da carga no momento. Para parar o processo de carga, a tomada deve ser desbloqueada, pressionando o botão de fecho/abertura das portas, através do comando da chave ou do comando no habitáculo.

Share this Post