Nissan e 4R Energy na reciclagem de baterias

TECNOLOGIA EDITOR

A Nissan, em parceria com a 4R Energy, lançou ‘mão’ a uma tecnologia que vai permitir dar uma segunda vida às baterias dos seus modelos elétricos. Isso vai permitir reutilizar as mesmas, evitando um dos ‘calcanhares de aquiles’ da eletrificação dos automóveis. A 4 Energy – ‘nascida’ de uma sociedade entre a Nissan e a Sunitomo Corporation há uma década – irá desenvolver, juntamente com o construtor japonês, uma tecnologia e a infraestrutura para reciclar, revender e reutilizar as baterias dos modelos elétricos Nissan, servindo para fornecer energia para outros fins.

O conceito que preside ao projeto é também o de ajudar a diminuir mais o custo total de utilização dos automóveis elétricos, por permite aos seus proprietários a obtenção de um valor mais elevado pela bateria no final de vida do veículo, por ser ainda um recurso significativo. Sendo que um dos exemplos do processo de encontrar uma segunda vida para as baterias realizado pela 4R Energy ser o facto de em Yumeshima (Japão), uma ilha artificial, existir já uma central solar que utiliza 16 baterias de automóveis elétricos que compensa as flutuações de produção de energia.

O processo de reciclagem inicia-se quando as baterias em fim de vida chegam à fábrica da 4R Energy e são avaliadas. Ser-lhes-á atribuída uma classificação A quando puderem ser reutilizados em novas unidades de bateria de alto desempenho de novos automóveis elétricos. No caso de uma classificação, significa que aestão capazes de ser utilizadas em maquinaria industrial e para armazenamento de energia estacionário em grande escala, podendo capturar a eletricidade excedente gerada durante o dia por painéis solares e depois fornecê-la durante a noite. Já no caso da classificação C, o seu uso ocorre em unidades que fornecem energia auxiliar quando ocorrem falhas da rede elétrica. Segundo os engenheiros da 4R Energy, as baterias recuperadas têm uma vida útil de 10 a 15 anos.

Share this Post