Thierry Neuville assume liderança do Rali do Japão

RALIS ❯ MUNDIAL EDITOR EXECUTIVO

Thierry Neuville assumiu a liderança do Rali do Japão antes da realização do derradeiro dia da prova, que encerra o Campeonato do Mundo da especialidade. O belga da Hyundai iniciou a jornada a três segundos de Elfyn Evans, sendo que a diferença para o galês da Toyota aumentou para 6,5 segundos depois de uma manhã muito forte por parte do britânico. Contudo Neuville conseguiu ‘virar o jogo’ nas classificativas da tarde para passar a ter uma vantagem de quatro segundos no final do dia. Uma etapa que viu outro piloto da Hyundaii, Ott Tanak, solidificar a terceira posição, que herdou depois do Campeão do Mundo Kalle Rovanmpera peder quase três minutos com um furo, após bater numa pedra na primeira especial da manhã. Um percalço que também concorreu para que Takamoto Katusta ascendesse ao quarto posto, à frente do oito vezes campeão do Mundo Sébastien Ogier, que perdera quase três minutos no furo que sofreu na sexta-feira. Assim o francês passou a ser o terceiro Toyota Yaris GR em prova, fechando o top cinco.

Gus Greensmith manteve-se como o melhor representante da M-Sport Ford na sexra posição, enquanto o percalço sofrido por Rovanpera o fez ‘cair’ até ao 11º posto. E num dia cheio de surpresas, foi Ogier a ditar o ritmo no 11º troço, com Neuville a gastar apenas mais uma décima e o então líder Evans mais 2,6s. Isso fez reduzir a vantagem do galês e fazer o francês da Toyota ultrapassar Greensmith na classificação geral, aproveitando também o facto do inglês se debater com problemas na direção assitida no seu Ford Puma Rally1. Tanak foi incapaz de acompanhar o andamento dos homens da frente, sentido dificuldades em encontrar o acerto ideal no seu Hyundai i20 N Rally1. O estónio foi seis décimas mais rápido do que Katsuta, em mais um episódio na luta entre ambos pelo terceiro posto da ‘geral’. Rovanpera mostrou-se fora do ritmo, perdendo 31,6s. Algo que que atribuiu à experimentação de diferentes ‘set-ups’ no seu Toyota GR.

A especial seguinte mostrou ser um momento-chave do rali, já que Thierry Neuville assumiu a liderança destronando Elfyn Evans. O belga foi 5,9s mais rápido do que o galês, apesar de se debater com um diferencial ‘teimoso’ no seu Hyundai. Evans ficou a dois segundos de Neuville na luta pela vitória, também se queixando da frente do seu Yaris GR, que não lhe dava a confiança que precisava. Já Rovampera usava um ‘set-up’ “experimental” sendo bastante lento neste troço. Ogier também experimentou uma diferente configuração no seu Toyota mas conseguiu a sua quarta vitória em especiai nesta prova. Houve atraso para a realização da super especial de Okazaki City, sendo que uma das passagens pelos 1,4 km do percurso seria cancelada. Na outra Neuville aumentou a sua vantagem na ‘geral’, ganhando mais dois segundos a Evans.

Share this Post