Chase Elliott vence prova caótica em Austin

NASCAR EDITOR

Chase Elliott impôs-se na primeira corrida de sempre da Nascar Cup no Circuito das Améticas (Austiin). Mas a prova disputada no ‘palco’ dos últimos grandes prémios dos Estados Unidos de Fórmula 1 foi caótica, em virtude das terríveis condições climatéricas em que foi disputadas, que motivaram o final prematuro da mesma quatro voltas antes do previsto, já que a Direção de prova considerou não estarem reunidas as condições de segurança mínimas para a sua conclusão nas 68 voltas previstas. Os momentos de bandeiras amarelas e os acidentes foram uma constante, devido à fraca visibilidade causada pela chuva que com mais ou menos intensidade caiu durante a prova.

Inicialmente liderou Tyler Reddick, que tinha garantido a ‘pole-position’, antes de Joey Logano passar para a liderança e se impor com autoridade no primeiro segmento, depois da primeira neutralização da corrida, quando o carro de Daniel Suarez ficou parado em plena pista, Michael McDowell ainda chegou a passar pelo comando, antes de Logano o recuperar Já no segundo segmento, e apesar de Joey Logano parecer caminhar para somar a pontuação máxima, acabaria por ser Kyle Busch a levar a melhor, pois o andamento do Toyota # 18 era superior, enquanto o dos Ford foi dimuindo ao longo desta fase. Algo de que se aproveitou Chase Elliott para secundar Kyle Busch no final do segmento.

Um novo acidente – ou melhor dois simultâneos – fez regressar as bandeiras amarelas. Christopher Bell colidiu com a traseira do Ford de Ryan Blaney enquanto Cole Custer fez o mesmo contra a traseira do Ford de Kevin Harvick, causando o abandono deste. A falta de visibilidade foi responsável por este outros incidentes. No reatamento Ross Chastian liderou, antes de uma forte colisão do Ford de Cole Custer no Toyota de Martin Truex Jr causar nova neutralização. Era o prenúncio do que viria a suceder no último segmento da corrida, onde as estratégias acabaram por levar a melhor, pois se Kyle Larson pareceu levar a melhor antes das paragens para a troca de pneus e reabastecimento, um último ‘pit-stop’ do piloto do Chevrolet # 5 deixou Chase Elliot bem colocado para vencer quando ulttrapassou Kyle Busch a 20 voltas do final e fez com que o # 18 fosse forçado também a uma última troca de pneus. O que permitiu a Larson subir para segundo e Logano para terceiro antes de surgir a bandeira vernelha.

Ross Chastain e um regressado AJ Almmendinger completaram o top cinco, enquanto Chase Briscoe, Michael McDowell, Alex Bowman, Tyler Reddick e Kyel Busch completaram o lote dos dez primeiros, numa prova onde também kurt Busch chegou a liderar, antes de uma sucessão de erros o fizeram terminar apenas na 27ª posição, naquela que foi a 800ª corrida da Nascar Cup Series.

Share this Post