Mora volta a vencer na Porsche Challenge

VELOCIDADE ❯ ENDURANCE E GT EDITOR EXECUTIVO

Francisco Mora soma se segue na Porsche Sprint Challenge Ibérica. Desta vez o piloto da Veloso Motorsport impos-se no Autódromo do Estoril, onde prosseguiu a competição monomaca disputada pelos 911 GT3 Cup. Após ter ganho a prova de sábado, para a qual Pedro Salvador havia garantido a ‘pole-position’, Mora somou domingo o seu segundo trunfo na quarta jornada da Porsche Sprint Challenge Ibérica, alcançando o pleno num fim de semana quase perfeito. Isto depois de na véspera o incidente com Salvdaor ter estado em análise pelos comissários desportivos. O êxito foi confirmado e o piloto d Porto pôde encarar o segundo dia de prova com outra serenidade.

Francisco Mora voltou a superiorizar-se tanto a Manuel Alves como a Vasco Barros, os mesmos adversários mais diretos do dia anterior. Já Pedro Salvador, que chegou a estar de novo na discussão dos primeiros lugares, desistiu, na sequência de um toque com Miguel Lobo, deixando o Estoril sem os pontos de que tanto necessitava para se manter na discussão do título. Sendo que Esta segunda corrida foi, também, muita agitada, em termos de ultrapassagens e de calorosos despiques… com alguns“toques à mistura, como sucedeu logo na primeira volta, entre Aloísio Monteiro (GD) e Gonçalo Fernandes (AM), as duas primeiras desistências.

Com Francisco Mora firme na liderança, secundado por Pedro Salvador e Manuel Alves, Vasco Barros e Miguel Lobo tentavam não perder o contacto com aquele trio. E depois de ser necessária a intervenção do Safety Car à sexta volta, o que permitiu o reagrupamento do pelotão, aconteceu o incidente que teve Pedro Salvador e Miguel Lobo como protagonistas e ditou a desistência de ambos. “Agora sim, estou satisfeito. Foi uma boa corrida e agradeço à equipa Veloso Motorsport o ótimo trabalho feito no carro. Acabou por ser uma boa operação a nível da Porsche Sprint Challenge Ibérica, ao somar duas vitórias e soube agora que o Pedro [Salvador] teve um acidente com outro piloto, o que me deixa mais folgado na tabela classificativa”, confessou Mora.

Já Manuel Alves resumia: “Tentei passar o Kiko Mora e o Pedro, mas depois do acidente deste o Kiko ganhou vantagem e era importante manter a segunda posição, que me permite reforçar o segundo lugar na competição”. Vasco Barros repetiu o terceiro lugar do dia anterior e não deixava de se mostrar satisfeito. “Acabou por correr bem, mas acho que esta Porsche Sprint Challenge Ibérica está a ficar um pouco ‘agitada’, pois verificam-se demasiados ‘toques’ e ultrapassagens que não deviam acontecer. Há que fazer algo para serenar os ânimos e preservar o bom ambiente…”, comentou o jovem piloto da LOB Motorsport. A disputa da vitória na categoria AM foi espetacular, com Leandro Martins, Ian Barret e José Barros a passarem pelo comando, sendo digna de registo a recuperação deste último, de 20º da geral até quinto, para cortar a linha de chegada em primeiro. Contudo, acabou penalizado no final em 25 segundos, por ultrapassagem em zona de bandeiras amarelas, caindo, assim, para o sexto lugar da categoria. Ian Barrett festejou no lugar mais alto do pódio, face a André Fernandes e a Leandro Martins.

Na categoria GD, João Posser dominou de fio a pavio: “Foi uma corrida espetacular e concretizei o objetivo, que era vencer”. Também aqui houve pilotos penalizados por ultrapassarem em zona de bandeiras amarelas, como foi o caso do britânico Frank Barrett, que por isso baixou de segundo para terceiro, permitindo a ascensão de Manuel Chinchilla. Rui Miritta ainda esteve nessa luta, mas acabaria, na confusão das ultrapassagens na parte final da corrida, por ser ultrapassado e… também penalizado. Em dia de aniversário, BigGeorge (Jorge Figueiredo) não poderia estar mais satisfeito por ter finalizado a corrida.

Share this Post